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Aluno(a) |
Lajosy Silva |
Titulo |
A construção das personagens em Um bonde chamado Desejo, de T. Williams |
Orientador(a) |
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Data |
12/09/2001 |
Resumo |
A partir de uma análise dos níveis narrativo e discursivo da peça, é possível traçar os mecanismos utilizados pelo autor na construção das personagens. As teorias de M. Issacharoff - que tratam da enunciação teatral -, o modelo actancial de Greimas, as definições de personagem plana e redonda de Forster, as considerações de Hegel, os estudos de N. Frye e a contribuições de Stanislavsky constituem a base teórica da pesquisa. Os espaços mimético e diegético são analisados a fim de compreendermos a personagem e a importância do espaço na sua construção. A teoria de Issacharoff permite uma leitura do espaço com vistas à leitura da enunciação espetacular contida na obra. Para tanto, é importante reconhecer as matrizes textuais de representatividade (Ubersfeld, 1976). A definição de memory play é estudada à medida que o autor estrutura a construção das personagens nas suas memórias. Com efeito, Um bonde chamado Desejo se estrutura na oposição entre o tempo das personagens - sobretudo, Blanche Dubois que valoriza o passado - e o tempo da peça que focaliza o presente e a ação contínua no nível narrativo. Por sua vez, no nível discursivo, a pesquisa estuda as metáforas sugeridas pelo texto, uma vez que T. Williams valoriza a construção imagética do seu "teatro plástico", à medida que ele utiliza a pintura e os recursos sonoros para retratar o ambiente das personagens. O discurso das personagens também é discutido para a compreensão do processo de enunciação textual e espetacular. A comparação do conjunto de sua obra e a peça estudada é um complemento para a análise das personagens, uma vez que é possível reconhecer pontos em comum entre Um bonde chamado Desejo e A Rosa Tatuada, Summer & Smoke, The Glass Menagerie e Gata em Teto de Zinco Quente. |
Tipo |
Defesa-Mestrado |
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