UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA
"JÚLIO DE MESQUITA FILHO"

Faculdade de Ciências e Letras - Campus de Araraquara
  Agenda Pós-Graduação - Estudos Literários

Aluno(a) Tânia de Assis Silva
Titulo ECOS DO BUCOLISMO CAMONIANO EM CLÁUDIO MANUEL DA COSTA
Orientador(a) Prof Dr Antonio Donizeti Pires
Data 31/08/2021
Resumo A presente pesquisa pretende avançar e aprofundar o estudo sobre o eco bucólico das obras
poéticas camonianas que, supostamente, ressoa na poesia do árcade brasileiro Cláudio Manuel
da Costa. O objetivo é demonstrar uma interface entre os poetas Luís Vaz de Camões e
Cláudio Manuel da Costa, pela temática do bucolismo. Numa leitura diacrônica, partindo do
pressuposto de que ainda que Camões esteja distante no tempo do poeta árcade, é possível
aproximá-lo deste pelo viés do ideal de vida para o homem. A referida aspiração se norteia,
nestas leituras, pelo texto bíblico e pelos textos literários, referentes ao bucolismo, atando
bucolismo greco-latino e bucolismo judaico-cristão, em suas produções poéticas. Isto é
possível considerando os aspectos mitológicos que se assemelham, tais como a paz almejada
no mito da Idade de Ouro que também é o motivo de anseio pelo advento messiânico, na
crença judaico-cristã, devido à promessa de restauração da aura idílica. No que se refere ao
bucolismo, a constatação se torna provável por meio da intertextualidade, mais
especificamente usando o recurso da alusão, cujo entretecer dos textos permite perceber que
em Camões a natureza é o elemento no qual pode refletir suas alegrias e tristezas, saudades e
decepções. Assim o encantamento da natureza acontece num processo de reciprocidade em
que ela inspira o poeta que lhe retribui com cantos da alma, momento em que o bucolismo
aflora. Já em Cláudio Manuel da Costa, o lirismo bucólico nasce do encanto pelos valores da
terra natal e do anseio de civilizar a colônia por meio do refinamento literário em que o poeta
se volta para os moldes clássicos, cujos traços norteadores representam grande legado no
fazer poético do árcade brasileiro. De forma semelhante, esta herança clássica também pode
ser percebida em Camões quando se concebe uma relação dialógica entre os textos poéticos.
O corpus da pesquisa conta com embasamento teórico de autores como Antonio Candido,
Alfredo Bosi, Domício Proença Filho, Ernest R. Curtius, Gilberto Mendonça Teles, Gilbert
Highet, Mário Faustino, Sérgio Alcides, Laura de Mello e Souza, Maria do Céu Fraga entre
outros autores envolvidos no diálogo referente aos temas representativos do Arcadismo como
o bucolismo e a revisitação ao universo da poesia clássica bucólica. A retomada às
concepções bucólicas da Antiguidade contempla a aproximação estética entre a poesia árcade
e a camoniana, especialmente no tocante aos sonetos selecionados de Cláudio Manuel da
Costa e de Luís Vaz de Camões. A seleção dos poemas a serem analisados será feita a partir
das obras Poesia completa, de Cláudio Manuel da Costa (in A poesia dos inconfidentes,
organizada por Domício Proença Filho), e a Lírica Completa, de Luís de Camões.
Palavras – chave: Neoclassicismo luso-brasileiro; Camões; Cláudio Manuel da Costa; Lírica
comparada; Bucolismo.

Abstract: This research intends to advance and deepen the study about the bucolic echo of Camonian’s
poetic works, which supposedly, resonates in the poetry of the Brazilian Arcade Cláudio
Manuel da Costa. The study aims to demonstrate an interface between the poets Luís Vaz de
Camões and Cláudio Manuel da Costa, through the theme of bucolism. In a diachronic
reading based on the assumption that even though Camões is distant in the time of the arcade
poet it is possible to approach them by the perspective of the man's ideal of life. The readings
guided by the biblical text and by the literary texts referring to bucolism tying Greek-Latin
bucolism and Jewish-Christian bucolism in their poetic productions. It is possible considering
the mythological similar aspects, such as the peace sought in the Golden Age myth, which is
also the reason for yearning for the Messianic advent in the Judeo-Christian culture due to the
promise of restoring the idyllic aura. Regarding bucolism, the finding becomes likely through
intertextuality and more specifically using the allusion resource that in Camões nature is the
element in which can reflect its joys and sadness, longings and disappointments. Thus, the
nature's enchantment takes places in a process of reciprocity in which it inspires the poet who
reciprocates it with songs of the soul, a moment when bucolism emerges. In Cláudio Manuel
da Costa, the bucolic lyricism arises from the charm of the values of the homeland and the
desire to civilize the colony through the literary refinement in which the poet turns to classical
legacy can perceived in Camões when conceiving a dialogical relationship between the poetic
texts. The corpus of the research relies on the theoretical basis of authors such as Antonio
Candido, Alfredo Bosi, Domício Proença Filho, Ernest R. Curtius, Gilberto Mendonça Teles,
Gilbert Highet, Mário Faustino, Sérgio Alcides, Laura de Mello e Souza, Maria do Céu Fraga
among others. The dialogic relationship established in what concerns the theme of bucolism,
Arcadism and revisiting the universe of classical bucolic poetry when there is an aesthetic
approach to Arcadian and Camonian poetry, especially with regard to the selected sonnets by
Cláudio Manuel da Costa and Luís Vaz de Camões. The poem's selection to be analyzed will
be based on the Poesia completa, by Cláudio Manuel da Costa (in A poesia dos inconfidentes,
organized by Domício Proença Filho), and Lírica Completa, by Luís de Camões.
Keywords: Brazilian Portuguese Neoclassicism; Camões; Cláudio Manuel da Costa;
Comparative lyric; Bucolism.
Tipo Defesa-Mestrado
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