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Aluno(a) |
Karen Mayuri Okuda |
Titulo |
O ERÓTICO-SUBLIME EM CANTARES, DE HILDA HISLT |
Orientador(a) |
Fabiano Rodrigo da Silva Santos |
Data |
27/05/2021 |
Resumo |
Resumo: A presente dissertação tem como objetivo demonstrar como a manifestação do erotismo, do
amor e do sublime se dão em Cantares, de Hilda Hilst. A obra toma como referência para seu
título o “Cântico dos Cânticos”, atribuído ao Rei Salomão. No entanto, diferente dos cantares
bíblicos, os Cantares de Hilda Hilst lamentam a ausência do ser amado e vivem a angústia da
impossibilidade de realização amorosa que delineia a atmosfera de sua poética, afastando-se
da correspondência que tanto deseja o eu lírico, o que revela, assim, um amor sempre “de
partida”. Para o estudo das particularidades que compõem a obra, esta pesquisa considera três
principais elementos: os aspectos da lírica moderna que rondam a obra Cantares, a dicção
sublime e o erotismo. Inicialmente, considera-se a relação de Cantares com elementos
tradicionalmente relacionados à lírica moderna. Para tal, tomam-se como base as ideias
traçadas por Hugo Friedrich (1978), que considera a linguagem da lírica moderna relacionada
a uma forma negativa de transcendência, entrevista em elementos como o vazio, a
dissonância, o silêncio e o encontro com o desconhecido, que são particularidades que se
apresentam em Cantares e delineiam a sua linguagem que busca sempre pela expressão
máxima da palavra. Num segundo momento, busca-se investigar o desenvolvimento da
estética do sublime nos poema de Cantares, sobretudo no que se refere à composição de
imagens que expressem a dimensão da grandeza, como a luminescência que ofusca a visão, a
experiência do homem com a divindade, a violência do tempo sob a condição efêmera da
existência do homem e, principalmente, a transcendência pela experiência do corpo, em que,
por meio do êxtase, o eu lírico ultrapassa o limite do corpo, tomando este como um meio para
a transcendência. Para isso, tomamos como referências a tradição do pensamento sobre o
sublime, atentando-se ao que é postulado por Longino, Victor Hugo, Burke, Kant e
Schopenhauer. Por fim, propõe-se a discussão do amor e do erotismo sob a perspectiva de
George Bataille (2017) e Octávio Paz (1994), dialogando com os elementos sagrado e
profano, e com a busca pela continuidade na experiência com o ser amado. Propõe-se,
também, a discussão do mito do Andrógino, apresentado por Platão, sendo o amor e o
erotismo a força máxima da expressão poética de Hilda Hilst e o ímpeto para a busca
incansável pela parte que falta. Essa é a tônica da poética de Hilda Hilst que alimenta os seus
poemas: a ânsia pelo que se ausenta, seja a palavra, o corpo, ou o mistério da face de Deus.
Palavras-chave: Amor. Erotismo. Hilda Hilst. Lírica moderna. Sublime.
Abstract: The present dissertation aims to demonstrate how the manifestation of eroticism, love and the
sublime occurs in Cantares, by Hilda Hilst. The work takes as reference for its title the Songs
of Songs, attributed to King Solomon. However, unlike biblical Songs, Hilda Hilst's Cantares
lament the absence of the loved one and experience the anguish of the impossibility of loving
fulfillment that delineates the atmosphere of her poetics, moving away from the
correspondence that the lyrical self so desires, which it thus reveals a love that is always "of
departure". For the study of the particularities that make up the work, the research considers
three main elements: the aspects of the modern lyric that surround the work Cantares, the
sublime diction and the eroticism. Initially, the relationship of Cantares with elements
traditionally related to modern lyric is considered. To this end, the ideas outlined by Hugo
Friedrich (1978) are taken as a basis, which consider the language of modern lyric related to a
negative form of transcendence, interviewed in elements such as emptiness, dissonance,
silence, the encounter with the unknown that are particularities that present themselves in
Cantares and outline its language that always seeks the maximum expression of the word. In
a second moment, we seek to investigate the development of the aesthetics of the sublime in
the poems of Cantares, especially with regard to the composition of images that express the
dimension of greatness, such as the luminescence that overshadows the vision, the experience
of man with divinity , the violence of time under the ephemeral condition of man's existence
and, above all, transcendence through the experience of the body, in which, through ecstasy,
the lyrical self surpasses the limit of the body, taking this as a route for transcendence. For
this, we take as references the tradition of thought about the sublime, paying attention to what
is postulated by Longino, Victor Hugo, Burke, Kant and Schopenhauer. Finally, it proposes
the discussion of love and eroticism from the perspective of George Bataille (2017) and
Octávio Paz (1994), dialoguing with the sacred and profane elements and the search for
continuity in the experience with the loved one. It is also proposed to discuss the myth of the
Andrógino, presented by Plato, with love and eroticism being the maximum force of Hilda
Hilst's poetic expression and the impetus for the tireless search for the missing part. This is
the accent of Hilda Hilst's poetics and that feeds her poems: the longing for what is absent, be
it the word, the body, or the mystery of the face of God.
Keywords: Love. Eroticism. Hilda Hilst. Modern lyric. Sublime. |
Tipo |
Defesa-Mestrado |
Texto Completo |
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