UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA
"JÚLIO DE MESQUITA FILHO"

Faculdade de Ciências e Letras - Campus de Araraquara
  Agenda Pós-Graduação - Estudos Literários

Aluno(a) Terezinha Lima Pereira
Titulo O narrador multiforme em As meninas de Lygia Fagundes Telles
Orientador(a)
Data 07/11/2001
Resumo O trabalho intitulado O processo de narração multiforme em As meninas de Lygia Fagundes Telles foi desenvolvido com o objetivo de empreender, nessa obra, uma análise do foco narrativo, o ponto de vista escolhido para apresentar os fatos, as relações do narrador com o leitor e com as demais categorias narrativas de tempo espaço e personagens. procurando apreender o aspecto mais significativo, caracterizador das vozes narradoras (representadas), e do narrador impessoal, (não representado). No caminho das análises, buscou-se comprovar pelo menos duas hipóteses: a primeira, diz respeito à idéia de as três protagonistas-narradoras, as personagens Lorena, Lia e Ana Clara apresentarem bloqueios de ordem sexual, como conseqüência de valores e normas sustentados pela repressão; a segunda, trata-se do exercício dialógico do narrador ligiano e parte do princípio de que a organização do texto está direcionada e articulada sobre procedimentos técnicos narrativos, intencionalmente criados pelo narrador, para persuadir, ou seja, fazer o leitor crer e ficar convencido da veracidade dos fatos, estabelecendo, com isso, uma relação dialógica. Analisando os objetivos propostos, a pesquisa revelou que no interior do romance, os aspectos dialógicos caracterizam-se pela intertextualidade, pela polifonia e pelo diálogo entre o narrador e o leitor. Nesse sentido, o fazer literário do narrador ligiano completa-se no outro (leitor). Esse outro desempenha papel essencial na construção dos efeitos de sentido que o autor espera alcançar ao erigir o seu mundo ficcional, além de dar vida ao próprio narrador. Desse modo, o exercício essencialmente dialógico revelou ser a característica mais expressiva do narrador lygiano que se valeu de um processo multiforme de narração para se construir durante o fazer narrativo e ao mesmo tempo revelar a face do outro, o que resultou num processo contínuo de orientação dialógica.
Tipo Defesa-Mestrado

APG 2.0
Copyright 2014 (c) UNESP - Faculdade de Ciências e Letras do Campus de Araraquara