UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA
"JÚLIO DE MESQUITA FILHO"

Faculdade de Ciências e Letras - Campus de Araraquara
  Agenda Pós-Graduação - Estudos Literários

Aluno(a) Fernanda Cassiolato Marti Sguassábia
Titulo Personagens de Marina Colasanti e a busca pela autonomia, nos contos de fadas contemporâneos
Orientador(a) Profa Dra Karin Volobuef
Data 23/04/2021
Resumo Resumo: Este estudo tem em vista a postura do protagonista (seja masculino ou feminino) de três contos de fadas de Marina Colasanti — “A primeira só” (1979), “A moça tecelã” (1982) e “O moço que não tinha nome” (1997). A análise leva em conta o diálogo destes com os contos de fadas tradicionais e dá especial atenção aos momentos de tomada de decisão do/da protagonista de cada uma dessas narrativas feéricas da escritora, uma vez que esses momentos fomentam guinadas no enredo e refletem a conquista de autoconfiança e emancipação da personagem. Tratam-se de momentos de ruptura, dentro dos textos de Colasanti, e que se revelam elementos inovadores com relação aos contos populares oriundos da tradição oral. As personagens principais dos contos colasantianos citados enfrentam seus medos para tornarem-se protagonistas de seus destinos, mesmo que isto suscite perdas e sofrimento. Assim, podemos considerá-las agentes de mudança de suas próprias vidas, pois adotam uma postura ativa e autônoma na busca pela liberdade.
Palavras-chave: Marina Colasanti – conto de fadas – protagonismo – autonomia – A primeira só – A moça tecelã – O moço que não tinha nome

Abstract: This study aims at the protagonist's attitude (male or female) of three fairy tales by Marina Colasanti — “The first alone” (1979), “The weaver girl” (1982) and “The boy who had no name” (1997). The analysis takes into account the dialogue between these texts with traditional fairy tales and pays special attention to the decision-making moments of the protagonist of each of these fairy tales of the writer, since these moments foster changes in the plot and reflect the achievement of self-confidence and emancipation of the character. These are moments of rupture, within Colasanti's texts, which reveal innovative elements in relation to popular tales from the oral tradition. The main characters of the mentioned Colasantian tales face their fears to become protagonists of their destinies, even if this causes losses and suffering. Thus, we can consider them agents of change in their own lives, as they adopt an active and autonomous posture in the search for freedom.
Keywords: Marina Colasanti – fairy tale – protagonism – autonomy – The first alone – The weaver girl – The boy who had no name
Tipo Defesa-Mestrado
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APG 2.0
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