UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA
"JÚLIO DE MESQUITA FILHO"

Faculdade de Ciências e Letras - Campus de Araraquara
  Agenda Pós-Graduação - Estudos Literários

Aluno(a) Leonor de Mattos
Titulo A paródia em fábulas de "Millor Fernandes"
Orientador(a)
Data 29/11/2001
Resumo Este trabalho examina, nas fábulas de Millôr Fernandes, os mecanismos do texto parodístico. Recorre ao texto narrativo enquanto tipologia, evidenciando a manutenção e ruptura do discurso em três fábulas retiradas das Fábulas Fabulosas, de Millôr Fernandes, as quais foram cotejadas com três fábulas de Monteiro Lobato.
A noção de repetição e de diferente é fundante nesse trabalho, pois a investigação tem como ponto de partida textos que se repetem ao longo dos tempos, e os textos escolhidos para a análise, não foram produzidos numa mesma época ou em um curto espaço de tempo. Assim, são destacados, entre os textos dos dois fabulistas, apesar da distância em que foram produzidos, pontos que se preservam e foram evidenciados pontos que se inovam.
São utilizados, para a análise das paródias, conceitos teóricos trabalhados por Bakhtin, como a intertextualidade, a polifonia e o dialogismo. Também consideram-se as características da fábula, apresentadas em estudos, de Maria Celeste C. Dezotti e Alceu Dias Lima.
Para a compreensão da paródia na modernidade, utiliza-se, como base, o texto para uma teoria da paródia, de Linda Hutcheon. Pode-se dizer que para a construção da paródia, leva-se em conta a contextualização, o que propicia a possibilidade de se fazer interferências a respeito do texto, e assim, obter uma melhor compreensão do discurso.
Tipo Defesa-Mestrado

APG 2.0
Copyright 2014 (c) UNESP - Faculdade de Ciências e Letras do Campus de Araraquara