|
|
Aluno(a) |
Gilberto Santana de Alencar |
Titulo |
Muito além da Bahia - temas e figuras em Capitães de Areia |
Orientador(a) |
|
Data |
20/12/2001 |
Resumo |
Fruto das transformações sociais do início do século XX, o modernismo brasileiro consolidou as inovações dos movimentos literários precedentes, tanto na forma como no conteúdo. Dentro do que configurou o modernismo, na sua "fase áurea", encontram-se os romancistas do Nordeste: José Américo de Almeida, Rachel de Queiroz, Jorge Amado, José Lins do Rego e Graciliano Ramos. Esses autores trouxeram a reflexão sobre a terra, o homem, o social e a denúncia das desigualdades sociais. É nesta vertente que encontramos
os romances de Jorge Amado, O País do Carnaval(1931), Cacau (1933), Suor(1934), Jubiabá(1935), Mar Morto(1936) e Capitães da Areia (1937). Nessas obras, o autor relata a vida na região do cacau e o mundo urbano de Salvador, retratando a vida dos operários, pescadores e meninos de rua. Jorge Amado é um dos autores mais lidos no Brasil e sua contribuição para a literatura ultrapassa as fronteiras do país e o seu romance Capitães da Areia, que veio à público no meio de um conturbado quadro histórico e social, sacramentado pela dissolução do Congresso e a implantação do Estado Novo por Getúlio Vargas, sempre alcançou um grande número de leitores. Partindo da análise da relação da literatura e o contexto social e das formulações da semiótica greimasiana esta pesquisa se converteu num estudo sobre o processo de tematização e figurativização como mecanismos de construção de sentidos e sua relação com o momento de produção de Capitães da Areia. Desta forma, foi possível pesquisar quais são os valores veiculados nesse texto, como são formulados e como eles são apresentados figurativamente na obra. Além disso, esse trabalho permitiu aprofundar o estudo sobre a obra desse importante escritor brasileiro, falecido em 2001. |
Tipo |
Defesa-Mestrado |
|
|
|
|