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Aluno(a) |
Emerson de Paula Silva |
Titulo |
O CORPO COMO TEXTO: CLARA NUNES E A PERFORMANCE DA FÉ |
Orientador(a) |
Elizabete Sanches Rocha |
Data |
16/04/2021 |
Resumo |
Resumo: Esta pesquisa pretende identificar os processos e procedimentos da religiosidade
afro-brasileira na performance cultural da cantora mineira Clara Nunes, a partir da
perspectiva de construção da sua identidade artística em conjunto com sua
formação identitária religiosa, apresentando a contribuição desta performer para os
Estudos da Performance Cultural. Neste sentido, aprofundamos nos estudos sobre
as matrizes estéticas presentes nos rituais da Umbanda e do Candomblé e a
assimilação dessas matrizes pela performer Clara Nunes, entendendo seu processo
de aproximação com a religiosidade afro-brasileira como produtor de uma escrita
dialógica entre Arte e Vida, estabelecendo Clara como um acontecimento
performático. É então, na análise das encruzilhadas epistemológicas
propostas/provocadas pela própria performer, que esta tese se concentrará,
utilizando do conceito de encruzilhada proposto por Leda Martins (1997) e do estudo
da pedagogia das encruzilhadas proposto por Luiz Rufino (2019). Em tal
perspectiva, é esta escrita que dialoga som, corpo, música e movimento, que
pretende ser costurada neste grande emaranhado de diálogos que produzem fios de
conexão, a partir de cosimentos, bordados e entrelaçamentos de uma costura aberta
feita com a junção de vários tecidos. As organizações conceituais elencadas
subsidiam a análise da performance da fé junto aos adeptos de religiões de matriz
africana, encontrando em Clara Nunes o estabelecimento do Corpo como Texto.
Palavras – chave: Clara Nunes. Performance Cultural. Religiões afro-brasileiras.
Corpo. Texto.
Abstract: This research intends to identify the processes and procedures of Afro-Brazilian
religiosity in the cultural performance of the Minas Gerais singer Clara Nunes, from
the perspective of building her artistic identity together with her religious identity
formation, presenting this performer's contribution to Performance Studies Cultural.
In this sense, we have deepened the studies on the aesthetic matrixes present in the
Umbanda and Candomblé rituals and the assimilation of these matrixes by the
performer Clara Nunes, understanding her process of approaching Afro-Brazilian
religiosity as a producer of a dialogical writing between Art and Life Clara as a
performance event. It is then in the analysis of the epistemological crossroads
proposed / brought about by the performer herself that this thesis will focus, using the
concept of crossroads proposed by Leda Martins (1997) and the study of crossroads
pedagogy proposed by Luiz Rufino (2019). In this perspective, it is this writing that
dialogues sound, body, music and movement, which intends to be sewed in this
great tangle of dialogues that produce connecting threads, from sewing, embroidery
and interlacing of an open seam made with the joining of several fabrics. The
conceptual organizations listed subsidize the analysis of the performance of the faith
with the followers of religions of African origin, finding in Clara Nunes the
establishment of the Body as a Text.
Keywords: Clara Nunes. Cultural Performance. Afro-Brazilian religions. Body. Text. |
Tipo |
Defesa-Doutorado |
Texto Completo |
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