UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA
"JÚLIO DE MESQUITA FILHO"

Faculdade de Ciências e Letras - Campus de Araraquara
  Agenda Pós-Graduação - Estudos Literários

Aluno(a) Odette Faustino da Silva
Titulo Lendo e aprendendo
Orientador(a)
Data 23/05/2001
Resumo Nosso trabalho tem como hipótese fundamental a importância da formação do aluno leitor pela escola e pretende discutir quais as estratégias a serem utilizadas para que se possa vencer os desafios que tal proposta pedagógica supõe. O suporte teórico de nossa pesquisa é formado, prioritariamente, por obras de teóricos contemporâneos que estudam a leitura do ponto de vista cognitivo e histórico-social. A pesquisa deve responder aos questionamentos expressos como subtítulo de cada um dos quatro capítulos. Discutimos a proeminência da leitura no processo de aprendizagem, não apenas pela sua importante função na aquisição do conhecimento, em geral, mas, particularmente, por sua atuação no aprendizado da própria leitura. Daí o título do trabalho, Lendo e aprendendo. É através da leitura que se aprende o que significa, na realidade, o ato de ler. A formação do leitor constitui-se em processo longo, que deve ser iniciado quando a criança é ainda bem pequena. Tal preparação deve contar com a cooperação dos pais que, por sua vez, terão nas histórias infantis um excelente coadjuvante. A escola propicia ao aluno o acesso à leitura. Mas, o que deve oferecer a esse aluno para ler? A discussão sobre a obra de arte literária, que extrai dos processos histórico-político-sociais nela representados uma visão típica da existência humana, sob a ótica do autor, com a mediação da linguagem verbal, por sua riqueza polissêmica favorece a descoberta de sentidos e o próprio prazer da leitura. A formação do leitor tem na literatura sua chave mestra. É ela que prende o estudante através de suas prerrogativas de ampliar suas fronteiras existenciais, de produzir nele o efeito catártico.
Tipo Defesa-Doutorado

APG 2.0
Copyright 2014 (c) UNESP - Faculdade de Ciências e Letras do Campus de Araraquara