|
|
Aluno(a) |
Odette Faustino da Silva |
Titulo |
Lendo e aprendendo |
Orientador(a) |
|
Data |
23/05/2001 |
Resumo |
Nosso trabalho tem como hipótese fundamental a importância da formação do aluno leitor pela escola e pretende discutir quais as estratégias a serem utilizadas para que se possa vencer os desafios que tal proposta pedagógica supõe. O suporte teórico de nossa pesquisa é formado, prioritariamente, por obras de teóricos contemporâneos que estudam a leitura do ponto de vista cognitivo e histórico-social. A pesquisa deve responder aos questionamentos expressos como subtítulo de cada um dos quatro capítulos. Discutimos a proeminência da leitura no processo de aprendizagem, não apenas pela sua importante função na aquisição do conhecimento, em geral, mas, particularmente, por sua atuação no aprendizado da própria leitura. Daí o título do trabalho, Lendo e aprendendo. É através da leitura que se aprende o que significa, na realidade, o ato de ler. A formação do leitor constitui-se em processo longo, que deve ser iniciado quando a criança é ainda bem pequena. Tal preparação deve contar com a cooperação dos pais que, por sua vez, terão nas histórias infantis um excelente coadjuvante. A escola propicia ao aluno o acesso à leitura. Mas, o que deve oferecer a esse aluno para ler? A discussão sobre a obra de arte literária, que extrai dos processos histórico-político-sociais nela representados uma visão típica da existência humana, sob a ótica do autor, com a mediação da linguagem verbal, por sua riqueza polissêmica favorece a descoberta de sentidos e o próprio prazer da leitura. A formação do leitor tem na literatura sua chave mestra. É ela que prende o estudante através de suas prerrogativas de ampliar suas fronteiras existenciais, de produzir nele o efeito catártico. |
Tipo |
Defesa-Doutorado |
|
|
|
|