UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA
"JÚLIO DE MESQUITA FILHO"

Faculdade de Ciências e Letras - Campus de Araraquara
  Agenda Pós-Graduação - Estudos Literários

Aluno(a) Patrícia Vieira Lochini
Titulo Por uma poética romântica: utopia e resistência em "Howl" (1956), de Allen Ginsberg e "Paranoia" (1963), de Roberto Piva
Orientador(a) Paulo Cesar Andrade da Silva
Data 29/05/2020
Resumo Resumo: Segundo os críticos Michael Löwy e Robert Sayre, o romantismo não deve ser concebido apenas como movimento histórico, mas como uma Weltanschauung, uma visão de mundo que se manifesta não somente na literatura, mas em diversos campos do conhecimento. Pensando no conceito de visão de mundo, podemos afirmar que o espírito romântico não se limita aos séculos XVIII e XIX, mas se desdobra em atitudes e comportamentos ao longo do século XX. Allen Ginsberg e Roberto Piva são alguns dos expoentes das gerações poéticas do século XX que estão relacionadas à linhagem de tradição romântica, que trilhou os caminhos da resistência à ordem burguesa, rebelando-se contra os valores de sua época. Deste modo, a presente dissertação tem como objetivo discutir a permanência do pensamento romântico nas obras Howl and other poems (1956), de Allen Ginsberg, e Paranoia (1963), de Roberto Piva, partindo da reflexão sobre as formas poéticas que a resistência à modernidade capitalista assume em seus versos, e como estas se relacionam às formas românticas – dos ritmos aos temas abordados. Para tanto, as análises se baseiam em uma abordagem comparatista, que permite compreender as aproximações entre o projeto artístico de cada poeta enquanto ressalta suas singularidades, além de permitir que se conceba um entrecruzamento dos contextos estadunidense e brasileiro por meio da necessidade de recuperar uma identidade pessoal e coletiva.
Palavras – chave: romantismo; Allen Ginsberg; Roberto Piva; resistência; modernidade.

Abstract: According to critics Michael Löwy and Robert Sayre, romanticism should be conceived not only as a historical movement, but also as a “collective mental structure”, a worldview that manifests itself not only in literature but in various fields of knowledge. Taking into account this concept of a worldview, we can say that the romantic spirit is not limited to the 18th and 19th centuries, but manifest itself in attitudes and behaviors throughout the 20th century. Allen Ginsberg and Roberto Piva are some of the best minds of 20th century's poetic generations that are linked to the romantic lineage, which trod the paths of resistance to the bourgeois order, rebelling against the values of their time. As such, the present dissertation discusses the continuity of romantic thinking in Allen Ginsberg's Howl and other poems (1956) and Roberto Piva's Paranoia (1963), starting from the reflection on the poetic forms that the resistance to the capitalist modernity takes on in their verses, and how these are related to romantic forms - from the rhythm to content. To that end, the readings are based on a comparative approach. It allows us to understand similarities between each poet’s artistic projects while emphasizing their singularities. In addition, it establishes an intertwinement of American and Brazilian contexts through the need of recovering a personal and collective identity.
Keywords: romanticism; Allen Ginsberg; Roberto Piva; resistance; modernity.
Tipo Defesa-Mestrado
Texto Completo

APG 2.0
Copyright 2014 (c) UNESP - Faculdade de Ciências e Letras do Campus de Araraquara