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Aluno(a) |
Flávia Regina Marquetti |
Titulo |
Da Sedução e outros perigos: o Mito da Deusa Mãe |
Orientador(a) |
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Data |
16/02/2001 |
Resumo |
O objetivo desta tese é o de elaborar um estudo da proto-figuratividade no sistema mítico da Deusa Mãe a partir das representações visuais e verbais encontradas desde a origem do homem até o período Arcaico grego. Para tanto, faz-se a análise dos Hinos Homéricos dedicados às deusas associadas, pelos estudiosos de helenística e antropologia, à Grande Mãe asiática, buscando na figuratividade profunda destes um contorno figural comum para a relação estabelecida entre a sedução exercida pelas deusas e a fertilidade/fecundidade da terra. Recorre-se também a análise das representações escultórias do Paleolítico e Neolítico, bem como das pinturas rupestres dos mesmos períodos. Esta análise permite um levantamento sêmico do substrato figural das Vênus e de seus consortes, aclarando sua relação com o lexema Mãe, visto nas línguas indo-européias, e sua ligação com a fertilidade e fecundidade da natureza e da terra. Estabelecendo um elo entre estes dois períodos, o estudo da figuratividade elementar nas representações e nos mitos Creto-micênicos permite observar a continuidade, ao menos na arte, de um conjunto sêmico comum nas representações dos diversos períodos.
O vínculo estabelecido entre a figuratividade das deusas, a sedução e a "função" de protetoras da fertilidade/fecundidade é a chave para que se revele o processo de dessacralização sofrido pelo mito e quais os seus desdobramentos já no período Arcaico grego, podendo ser expandido aos períodos posteriores.
Ao estabelecer-se o contorno figural da Deusa Mãe delineia-se um motivo comum na arte e na existência do homem: a Vida, gozo e morte, encarnados na figura feminina. |
Tipo |
Defesa-Doutorado |
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