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Aluno(a) |
Thalita Morato Ferreira |
Titulo |
A Roda de Virgílio: um estudo da figuratividade na poesia bucólica, didática e épica |
Orientador(a) |
Marcio Natalino Thamos |
Data |
23/03/2020 |
Resumo |
RESUMO
Virgílio (70-19 a.C), poeta do Período Clássico na Literatura Latina, é conhecido pela composição das Bucólicas, das Geórgicas e da Eneida. Suas obras chegaram até nós por meio de uma cadeia ininterrupta de cópias e estão entre os manuscritos mais antigos que possuímos em papiro na corrente de transmissão da Cultura Clássica. As suas obras estenderam ampla influência a outros poetas, o que deixa entrever que a vitalidade de seus textos inspirou e ainda inspira os poetas e demais artistas.rnO presente estudo tem a preocupação de investigar, na chamada Roda de Virgílio, os três tipos de estilo descritos pela Retórica Antiga, a saber: o estilo simples, o médio e o grandiloquente. Seguindo a doutrina dos gramáticos antigos, João de Garlândia, filologista do século XIII, descreve a Roda de Virgílio, um esquema circular tripartido que apresenta as Bucólicas no estilo simples, as Geórgicas, no médio e a Eneida no grandiloquente. Neste esquema de Garlândia, cada obra virgiliana é descrita a partir de seu cenário representativo. Assim, ao mapear as características emblemáticas de cada uma das obras, o filologista chama-nos a atenção para o fato de que Virgílio registrou diferentes cenários de atuação, fixando modelos. Com isso, este trabalho procura ampliar a compreensão acerca dos diferentes temas e figuras que perpassam as três obras e, para isso, propõe uma releitura do cenário bucólico, didático e épico, compreendendo os três tipos de estilo definidos pelos tratadistas antigos como efeitos de sentido engendrados nos textos.rnO trabalho também tem o intuito de analisar, em excertos das três obras de Virgílio, o arranjo particular da linguagem poética, levando em conta a construção expressiva dos textos, sobretudo sua figuratividade. Pretende-se, por meio da Poética e da Semiótica, buscar a compreensão a respeito do que poderia se chamar a vocação imagética de um texto literário. Apresentamos, ainda, uma tradução dos excertos selecionados das três obras, com acompanhamento das necessárias referências culturais (geográficas, mitológicas e históricas).rnA pesquisa é um estudo sobre a estrutura poética das obras virgilianas, com destaque, portanto, para a presença da figuratividade na poesia bucólica, didática e épica.
Palavras-chave: Bucólicas. Geórgicas. Eneida. Figuratividade. Semiótica.
ABSTRACT
Virgil (70-19 BC), the poet of the Classical Period in Latin Literature, is known for the composition of Eclogues, Georgics and Aeneid. His works came to us through an unbroken chain of copies and are among the oldest papyrus manuscripts in the transmission chain of Classical Culture. His works have extended a wide influence to other poets, which shows that the vitality of his texts inspired and still inspires poets and other artists.
The present study is concerned with investigating, in the so-called Virgil's Wheel, the three types of style described by Ancient Rhetoric, namely: the simple, medium and grandiloquent style. Following the doctrine of ancient grammarians, John of Garland, a 13th-century philologist, describes the Virgil’s Wheel, a tripartite circular scheme that presents the Eclogues in simple style, the Georgics, in the middle and the Aeneid in the grandiloquent. In this Garland’s scheme, each Virgilian work is described from its representative setting. Thus, when mapping the emblematic characteristics of each of the works, the philologist draws our attention to the fact that Virgil recorded different performance scenarios, setting models. With this, the present work seeks to broaden the understanding about the different themes and figures that permeate the three works and, for that, proposes a reinterpretation of the bucolic, didactic and epic scenery, comprising the three types of style defined by the ancient writers as effects of meaning engendered in the texts.
The work also aims to analyze, in extracts from Virgil's three works, the special arrangement of poetic language, taking into account the expressive construction of the texts, their figurativity. It is intended, through Poetics and Semiotics, to seek an understanding of what could be called the imagery vocation of a literary text. We also present a translation of selected excerpts from the three works, accompanied by the necessary cultural references (geographic, mythological and historical).
The research is a study on the poetic structure of Virgilian works, with emphasis, therefore, on the presence of figurativity in bucolic, didactic and epic poetry.
Keywords: Eclogues. Georgics. Aeneid. Figurativity. Semiotics.
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Tipo |
Defesa-Doutorado |
Texto Completo |
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