UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA
"JÚLIO DE MESQUITA FILHO"

Faculdade de Ciências e Letras - Campus de Araraquara
  Agenda Pós-Graduação - Estudos Literários

Aluno(a) Gabriel Capelossi Ferrone
Titulo COM MUITO BLUE NOS TONS E TANTO ESTÁCIO NOS PÉS: (i)mobilidade, espaço e Samba em Paulo Lins
Orientador(a) Profa. Dra. Juliana Santini
Data 28/05/2019
Resumo Este trabalho tem como objetivo analisar as estratégias narrativas utilizadas na construção de diferentes espacialidades em Desde que o samba é samba, segundo romance de Paulo Lins, publicado em 2012. Com fortuna crítica ainda pequena, a obra recria e ficcionaliza o nascimento do gênero Samba no bairro carioca Estácio, em meados da década de 1920, que se desenvolve não apenas a partir de personagens, como Valdirene e Sodré, mas também pela ficcionalização de figuras históricas, como Tia Ciata, Ismael Silva, Francisco Alves e Osvaldo Caetano Vasques. A partir disso, este trabalho busca problematizar como as histórias do Samba e da Umbanda atuam na mobilidade, ou não, das personagens da narrativa, uma vez que todas elas são situadas em um momento histórico definido e sofrem, direta ou indiretamente, influências impulsionadas pela construção espacial do romance. Portanto, este trabalho procurou observar a construção de espaços na trama a fim de constatar a dimensão da interferência que diversas espacialidades podem assumir na valoração das manifestações culturais e sociais construídas ao longo da narrativa.
Palavras – chave: Espacialidade. Deslocamento. Desde que o samba é samba.

ABSTRACT
This study aims to point and analyse narrative strategies for the construction of different spatialities in Desde que o samba é samba, Paulo Lins’s second novel, published in 2012. With yet a relatively small amount of published criticism, the work recreates and fictionalizes the birth of the Samba genre in the Rio neighbourhood of Estacio, in the mid-1920s, which develops not only from fictional figures such as Valdirene, Sodré, but also through the fictionalization of historical figures, such as Tia Ciata, Ismael Silva, Francisco Alves and Osvaldo Caetano Vasques. From that, the present study seeks to problematize how the stories of Samba and Umbanda act in the mobility, or lack thereof, of the characters in the narrative, since all of them are located in a definite historical moment and directly or indirectly suffer influence of the spatial construction of the novel. Therefore, this work sought to observe the construction of space in the plot, in order to observe the dimension of the interference which various spatialities can have in the valuation of the cultural and social manifestations constructed throughout the narrative.
Keywords: Spatialities. Displacement. Desde que o samba é samba.
Tipo Defesa-Mestrado
Texto Completo

APG 2.0
Copyright 2014 (c) UNESP - Faculdade de Ciências e Letras do Campus de Araraquara