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Aluno(a) |
Juliana Cristina Minaré Pereira |
Titulo |
As figurações do feminino em Desmundo (1996), de Ana Miranda |
Orientador(a) |
Profa. Dra. GUACIRA MARCONDES MACHADO LEITE |
Data |
01/02/2019 |
Resumo |
RESUMO
O presente trabalho propõe uma análise interpretativa da obra literária Desmundo (1996), de Ana Miranda. Ambientada no século XVI, a obra traz uma revisitação histórica do período colonial brasileiro através da perspectiva de uma figura feminina. Oribela, a narradora-personagem, é responsável por contar a história colonial a partir de seu ponto de vista inovador e rebelde. A pesquisa é de cunho analítico-interpretativo e promove três frentes de debate para o romance. O primeiro aborda as relações existentes entre Literatura e realidade e como o universo romanesco em estudo encaixa-se nesse cenário, propondo um diálogo entre ficção e realidade, entre século XVI e século XXI. Já o segundo, propões um estudo dos movimentos feministas e de crítica e autoria feminina e quais suas relações com a obra e como esta contribui para o desenvolvimento da mulher enquanto personagem e escritora. E, por fim, as questões de ordem discursiva que compõem a narrativa de autoria feminina, com uma personagem feminina, e as implicações que essa forma de narrar promove nos universos real e ficcional. Fundamentada em várias áreas do saber, desde a teoria literária até a filosofia, objetiva-se criar uma linha interpretativa que una todas essas questões que compõe a obra em análise.
Palavras – chave: Desmundo, Ana Miranda, feminino, discurso, sexualidade.
ABSTRACT
This academic project proposes an interpretative analysis of the Desmundo (1996) literary work, by Ana Miranda. It was set in the 16th century and the work brings a historical remind of the Brazilian colonial period through the perspective of a female person. Oribela, the history’s teller is responsible for telling the colonial history from its innovative and rebellious point of view. The survey is interpretative and analytic, and promotes three parts of debate for the novel. The first one discusses the relations among literature and reality and how the Romances fits into this scenario, proposing a discussion between fiction and reality, in the 16th and 21st centuries. Thus, the second one proposes a study of feminist movements and women's criticism and authorship and what their relations with the work and how it contributes to the development of the woman as a character and writer. And finally, the discursive issues that compose the narrative of feminine authorship with a female character, and their effects about the form of story promotes in the real and fictional universes. Based on several areas of knowledge since literary theory from philosophy, the purpose is to create an interpretative line that joins all these issues that compose the work in analysis.
Key words: Desmundo, Ana Miranda, feminine, discourse, sexuality.
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Tipo |
Defesa-Mestrado |
Texto Completo |
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