UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA
"JÚLIO DE MESQUITA FILHO"

Faculdade de Ciências e Letras - Campus de Araraquara
  Agenda Pós-Graduação - Estudos Literários

Aluno(a) Júlia Mara Moscardini Miguel
Titulo A FRUIÇÃO ESTÉTICA E O ENGAJAMENTO POLÍTICO NAS PEÇAS OLGAS RAUM E LICHT, DE DEA LOHER: UM TEATRO DE PAIXÕES
Orientador(a) Profa. Dra. ELIZABETE SANCHES ROCHA
Data 10/09/2018
Resumo RESUMO
Dea Loher, dramaturga contemporânea alemã, propõe ao seu leitor/espectador histórias que retratam a sociedade, conduzindo seu público a uma reflexão acerca de temas inerentes à realidade na qual ele se encontra inserido. Através de um rico trabalho estético, a proposta de Loher é contar histórias e as várias versões projetadas a partir de um tema inicial, hipótese que poderá ser verificada a partir da análise de duas peças da dramaturga e as possíveis intersecções entre elas, destacando a estética teatral recorrente na práxis da autora e valorizando o recorte temático presente na relação história-realidade-ficção. Trata-se das peças Olgas Raum (1994a) e Licht (2001), a primeira ficcionalizando a vida no cárcere da militante judia Olga Benário, com o desfecho na câmara de gás e a segunda, retomando a vida reclusa de Hannelore Kohl, esposa do chanceler alemão Helmut Kohl. Em ambas as peças, Loher foca nas micronarrativas representadas pela figura dessas grandes mulheres por trás de importantes políticos da história universal. Ao reescrever essas histórias, ela subverte conceitos sedimentados e discute a formação dos discursos oficiais através da dicotomia público versus privado. Para Loher há várias histórias por trás de um fato e não há apenas uma só “verdade”, mas um conjunto delas, sendo cada uma contada por cada indivíduo. Nas peças em questão, a dramaturga recolhe histórias que compõem o discurso da grande História oficial, além do discurso jornalístico e do discurso biográfico, transformando essas versões em um mosaico de informações costurado pela linguagem estética. O discurso literário, por sua vez, prevê a versão mais íntima e pessoal das personagens e ainda permite que o leitor elabore a sua própria versão dos fatos, atestando o conteúdo político das obras. O trabalho da dramaturga é, portanto, recolher histórias que através de um rico tratamento estético revelam obras primas da contemporaneidade e que abrem espaço para uma ampla reflexão acerca da realidade.
Palavras-chave: Dea Loher; teatro político; teatro alemão; memória; micronarrativas.

ABSTRACT
Dea Loher, a contemporary German playwright, proposes to her reader/spectator stories that depict the society, leading the public to a reflection about themes that are intrinsic to the reality they are part of. Throughout a rich aesthetic work, Loher’s proposal is to tell stories and the many versions that are projected by a certain theme, hypothesis that may be verified while analyzing two of her plays and the possible intersections between them, highlighting the theatrical aesthetic that is recurrent in the author’s praxis and also appraising the thematic focus inserted in the relation among history-reality-fiction. The plays are Olgas Raum (1994a) and Licht (2001), the first one dealing with the fiction version of the Jewish militant Olga Banário and her life in prison, ending with her death in the gas chamber, and the second one resuming the lonely life of Hannelore Kohl, wife of Helmut Kohl’s, German chancellor. In both plays, Loher focuses on micronarratives that are represented by these women behind such important politicians of universal history. Rewriting these stories, Loher subverts sedimented concepts as well as discusses the formation of official discourses throughout the dichotomy public versus private. According to Loher, there are several stories behind a single fact and not only one “truth”, but several, each one told by each person. In the referred plays, the playwright collects stories that are part of different kinds of discourses, such as the official History discourse, the journalistic discourse and the biographic discourse and she turns these speeches into a big patchwork of information, that is sewed by aesthetic language. This literary discourse enclosures the most intimate and personal version of the characters and allows the reader to elaborate his/her own version of the facts, asserting the political content of the masterpieces. Loher’s job is, therefore, to collect stories, that through a rich aesthetical treatment may reveal great contemporary masterpieces, that allows a great opportunity for reflection about our reality.
Key words: Dea Loher; political theater; German theater; memory; micronarratives.
Tipo Defesa-Doutorado
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APG 2.0
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