UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA
"JÚLIO DE MESQUITA FILHO"

Faculdade de Ciências e Letras - Campus de Araraquara
  Agenda Pós-Graduação - Estudos Literários

Aluno(a) Audrey Castanon de Mattos
Titulo O SILÊNCIO COMO PRODUTOR DE SENTIDOS NA FICÇÃO DE TEOLINDA GERSÃO
Orientador(a) Profa. Dra. MARIA CELIA DE MORAES LEONEL
Data 22/05/2018
Resumo RESUMO
Esta tese explora a presença do silêncio como elemento significante do discurso nos
romances Os teclados e A cidade de Ulisses de Teolinda Gersão, escritora portuguesa do
período pós-25 de Abril, cujo primeiro romance, O silêncio, foi publicado em 1981. O
silêncio pode presentificar-se na obra literária em seus diferentes modos de existir, isto é,
silêncio que atravessa as palavras devido à sua condição de anterioridade (as palavras é
que rompem o silêncio); silêncio que existe entre as palavras, advindo de sentidos
silenciados pela eleição de um determinado discurso que apaga, necessariamente, os
demais; silêncio que indica que o sentido pode sempre ser outro ou, ainda, que aquilo que
é mais importante nunca se diz. Essa pesquisa procura demonstrar como, por meio desses
modos de existir, o silêncio, que significa, participa dos sentidos do discurso e, no caso
do corpus em análise, ajuda a colocar em cena críticas a aspectos da sociedade que
caracterizam formas de opressão e autoritarismo. O silêncio, nesse cenário, também surge
como meio de resistência. A pesquisa apoia-se nos conceitos teóricos sobre o silêncio
propostos por Eni Orlandi (2007), George Steiner (1988), Ludwig Wittgenstein (1968),
Santiago Kovadloff (2003) e Susan Sontag (1987).
Palavras-chave: A cidade de Ulisses. Literatura Portuguesa Séc. XX e XXI. Os teclados.
Silêncio. Teolinda Gersão.

RESUMEN
Esta tesis explora la presencia del silencio como elemento significativo del discurso en
las novelas Os teclados y A cidade de Ulisses, de Teolinda Gersão, escritora portuguesa
del período post-Abril 25, cuya primera novela, O Silêncio, se publicó en 1981. El silencio
se puede hacer presente en la obra literaria en sus diferentes modos de existir, es decir,
silencio que atraviesa las palabras debido a su condición de anterioridad (las palabras es
que rompen el silencio); el silencio que existe entre las palabras, proveniente de sentidos
silenciados por la elección de un determinado discurso que apaga, necesariamente, a los
demás; silencio que indica que el sentido puede siempre ser otro o, aún, que lo que es más
importante nunca se dice. Esta investigación busca demostrar cómo, por medio de estos
modos de existir, el silencio, que significa, participa de los sentidos del discurso y, en el
caso del corpus en análisis, ayuda a poner en escena críticas a aspectos de la sociedad que
caracterizan formas de opresión y autoritarismo . El silencio, en ese escenario, también
surge como medio de resistencia. La investigación se apoya en los conceptos teóricos
sobre el silencio propuestos por Eni Orlandi (2007), George Steiner (1988), Ludwig
Wittgenstein (1968), Santiago Kovadloff (2003) y Susan Sontag (1987).
Palabras clave: A cidade de Ulisses. La literatura portuguesa de los siglos XX y XXI. Os
teclados. Silencio. Teolinda Gersão.
Tipo Defesa-Doutorado
Texto Completo

APG 2.0
Copyright 2014 (c) UNESP - Faculdade de Ciências e Letras do Campus de Araraquara