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Aluno(a) |
André Luiz Alselmi |
Titulo |
O ESCRITOR À PAISANA: a voz literária na correspondência de Caio Fernando Abreu |
Orientador(a) |
Prof. Dr. ADALBERTO LUIS VICENTE |
Data |
11/05/2018 |
Resumo |
RESUMO
Este trabalho apresenta uma análise da correspondência de Caio Fernando Abreu pelo viés
literário, a partir de um conjunto de 77 missivas reunidas na coletânea Cartas, organizada por
Italo Moriconi em 2002. A partir do ponto de vista de alguns teóricos do gênero epistolar,
como Jelena Jovicic, Marie-Claire Grassi, Brigitte Diaz, Geneviève Haroche-Bouzinac e
Vincent Kaufmann, analisa-se, em algumas cartas endereçadas a uma variedade de
destinatários – como familiares e amigos, em sua maioria do universo literário – , de que
maneira a experiência pessoal e a experiência literária, nas cartas do escritor gaúcho,
realizam-se concomitantemente. A fim de se demonstrar de que forma a correspondência do
autor constitui uma faceta de sua produção literária, investiga-se, primeiramente, a construção
da identidade de escritor a partir do discurso epistolar, considerado não como locus da
verdade, mas como um texto ficcional, no qual o epistológrafo lança mão de estratégias
capazes de criar uma “verdade simulada”, conferindo maior verossimilhança a seu discurso.
Na sequência, com o respaldo das teorias de Mikhail Bakhtin e José Luiz Fiorin, são
analisadas as diferentes personae que o escritor constrói a partir das cartas – do filho, do
amigo, do escritor, do amante – , determinadas sobretudo pelo destinatário, que faz com que o
epistológrafo apresente variações temáticas e formais, assumindo, assim, diferentes máscaras
sociais. Após a análise da constituição da identidade do escritor e de seus
diferentes éthe discursivos, analisa-se, com base nas ideias de Vincent Kaufmann, de que
maneira as correspondências situam-se num terreno fronteiriço, entre o homem e a obra,
priorizando, em vez da comunicação, o afastamento, graças ao qual a obra pode acontecer.
Empreende-se, na sequência, uma análise do discurso metaliterário das cartas, com o objetivo
de demonstrar como o texto epistolar possui grande valor na criação dos parâmetros de uma
identidade artística, no acompanhamento de uma obra em suas várias etapas, da ideia à
recepção pelo público, na constituição de uma rede epistolar que envolve diferentes figuras do
universo literário, de escritores a editores, e no exercício de uma crítica literária, paralela à
crítica institucionalizada, como ressalta T. S. Eliot em seus ensaios. Em seguida, tendo como
ponto de partida a concepção formalista de literatura, com base sobretudo nas ideias de
Roland Barthes e de Roman Jakobson, investiga-se, de um lado, de que forma, em suas cartas,
o autor distancia-se do discurso corrente, por meio de operações linguísticas, sintáticas e
estilísticas, e, de outro, de que maneira incorpora traços de outros gêneros, como a resenha
crítica, a crônica e o monólogo. Por fim, demonstra-se como, articulando elementos
aparentemente opostos – da conversação cotidiana e da linguagem literária – , o autor cria
uma poética do prosaico epistolar. A partir desses aspectos, este trabalho distancia-se da
abordagem desenvolvida com base nos textos epistolares do autor até o momento – centrada,
sobretudo, em seu valor histórico, biográfico ou paratextual – e, tratando as cartas com
autonomia, demonstra o valor literário, tanto em termos conteudísticos quanto formais, desses
documentos tão heterogêneos.
Palavras – chave: Caio Fernando Abreu. Escrita íntima. Epistolografia. Gênero epistolar.
Cartas e literatura.
ABSTRACT
This paper presents an analysis of Caio Fernando Abreu’s correspondence through the
literary bias, based on a set of 77 missives gathered in the collection entitled Cartas (Letters),
organized by Italo Moriconi in 2002. From the point of view of some theorists of the
epistolary genre, such as Jelena Jovicic, Marie-Claire Grassi, Brigitte Diaz, Geneviève
Haroche-Bouzinac and Vincent Kaufmann, one analyzes, in some letters addressed to a
variety of recipients - such as family and friends, mostly from the literary universe – how both
personal and literary experiences, in the letters of the Brazilian writer, take place
concomitantly. In order to demonstrate how the correspondence of the author constitutes a
facet of his literary production, one first investigates the construction of the writer’s identity
from the epistolary discourse, considered not as locus of Truth, but as a fictional text, in
which the epistolography writer uses strategies capable of creating a "simulated truth",
providing a greater likelihood to his discourse. Next, with the support of the theories of
Mikhail Bakhtin and José Luiz Fiorin, the different personae that the writer constructs from
the letters are analyzed – the one of the son, the friend, the writer, the lover –, determined
mainly by the recipient, who makes the epistolography writer present thematic and formal
variations, thus assuming different social masks. After analyzing the constitution of the
writer's identity and his different discoursive éthe, one analyzes, based on Vincent
Kaufmann's ideas, how the correspondences are located on a frontier ground between the
man and the work, prioritizing, instead of communication, distance, thanks to which the work
can happen. An analysis of the metaliterary discourse of the letters is then carried out, with
the purpose of demonstrating how the epistolary text has great value in the creation of the
parameters of an artistic identity, in the following of a work in its various stages, from the
idea to the reception by the public, in the constitution of an epistolary network that involves
different figures from the literary universe, from writers to editors, and in the exercise of a
literary criticism, parallel to institutionalized criticism, as T.S. Eliot emphasizes in his essays.
Then, starting with the formalist conception of literature, based mainly on the ideas of Roland
Barthes and Roman Jakobson, one investigates, on the one hand, how, in his letters, the
author distances himself from the current discourse, through linguistic, syntactic and stylistic
operations, and, on the other hand, how he incorporates traits of other genres, such as
critical reviews, chronicles and monologues. Finally, it is shown how, by articulating
apparently opposing elements – of everyday conversation and literary language – the author
creates a poetics of the epistolary prosaicness. Based on these aspects, this work distances
itself from the approach developed from the author’s epistolary texts up to the present –
which focuses, above all, on its historical, biographical or paratextual value –, and by
treating the letters with autonomy, demonstrates the literary value, both in terms of content
and form, of such heterogeneous documents.
Keywords: Caio Fernando Abreu. Intimate Writing. Epistolography. Epistolar genre. Letters
and literature. |
Tipo |
Defesa-Doutorado |
Texto Completo |
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