UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA
"JÚLIO DE MESQUITA FILHO"

Faculdade de Ciências e Letras - Campus de Araraquara
  Agenda Pós-Graduação - Estudos Literários

Aluno(a) Therezinha Maria Hernandes
Titulo A MONTANHA DE VIDRO E O FEMININO: DO PODER AO DESVANECIMENTO
Orientador(a) Profa. Dra. KARIN VOLOBUEF
Data 27/04/2018
Resumo RESUMO
O presente trabalho visava, inicialmente, a investigar a realimentação da história pelo mito, e
deste pela realidade, por meio da análise comparativa entre textos diversos, a partir do conto
de fadas “A montanha de vidro”, traduzido do alemão para o inglês por Andrew Lang.
Todavia, a partir do levantamento e seleção de textos que tomou em consideração um
conjunto de elementos do conto-base relacionados com a expressão “montanha e mulher”,
acreditamos estar diante de dados de natureza simbólica anteriores ao mundo pagão politeísta
androcêntrico. Constatamos, das derivações do uso desses símbolos, que a figura feminina
gradualmente perdia poder até desaparecer por completo, restando da ligação desses símbolos
com o universo feminino apenas resquícios. Portanto, embora não se tenham deixado de lado
ferramentas pertinentes ao campo da psicanálise e da história, privilegiaram-se conceitos
antropológicos para a análise comparativa desses símbolos, em mitologias e narrativas de
culturas diversas, na medida em que foram apropriados do feminino, primeiramente pelo
universo masculino, tanto divino quanto humano, e do mundo pagão pelo cristianismo.
Palavras – chave: Contos de fadas. Mitos. Símbolos. A Montanha de Vidro.
ABSTRACT
The present work aimed, initially, to investigate the feedback of the history by the myth, and
of the myth by the reality, through the comparative analysis between diverse texts, from the
fairy tale "The Glass Mountain", translated from German into English by Andrew Lang.
However, from the collection and selection of texts that took into account a set of tale-base
elements related to the expression "mountain and woman", we believe that we are faced with
symbolic data that predate the pagan androcentric polytheistic world. We have seen from the
derivations of the use of these symbols that the female figure gradually lost power until it
disappears completely, leaving only the remnants of the connection of these symbols with the
female universe. Therefore, although relevant tools in the field of psychoanalysis and history
have not been overlooked, anthropological concepts for the comparative analysis of these
symbols were favored in mythologies and narratives of diverse cultures, inasmuch as they
were first expropriated of the feminine, by the male universe, both divine and human, and
only then were they expropriated from the pagan world by Christianity.
Key-words: Fairy Tales. Myths. Symbols. The Glass Mountain.
Tipo Defesa-Mestrado
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APG 2.0
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