UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA
"JÚLIO DE MESQUITA FILHO"

Faculdade de Ciências e Letras - Campus de Araraquara
  Agenda Pós-Graduação - Estudos Literários

Aluno(a) Larissa Fernanda Steinle
Titulo Variações rítmicas e literatura de tradição oral na poesia de Manuel Bandeira
Orientador(a) Profa. Dra. FABIANE RENATA BORSATO
Data 27/04/2018
Resumo RESUMO
A pesquisa objetiva o estudo da presença da cultura popular na poesia de Manuel Bandeira, por meio da análise do modo como ritmos de textos criados pelo imaginário popular são incorporados na poesia de autoria do poeta modernista. Sendo assim, partimos inicialmente do levantamento de poemas que evocassem explicitamente a literatura popular de tradição oral para, em seguida, analisar os aspectos formais que constituem o nível rítmico dos poemas, visando a sempre estabelecer uma ligação entre aspectos rítmicos e semânticos, a fim de estudar não apenas a estrutura, mas a função exercida por ela no poema. Para tanto, utilizamos como fundamentação teórica as lições sobre ritmo e análise de poemas presentes em O estudo analítico do poema (2006), de Antonio Candido; os ensinamentos sobre fonologia, expressos por Roman Jakobson, em Seis lições sobre o som e o sentido (1977), dentre outros estudos. Sobre a obra do poeta, Manuel Bandeira, consultamos obras críticas como Humildade, paixão e morte (2009), de Davi Arrigucci Jr. e Manuel Bandeira: verso e reverso (1987), livro organizado por Telê Porto Ancona Lopes. O caráter popular da poesia de Bandeira é abordado por meio de diversos estudos e registros da cultura e da música populares brasileiras realizados por Mário de Andrade e de obras como Literatura oral no Brasil (1984), de Luis da Câmara Cascudo. Foram selecionados seis poemas, distribuídos em quatro livros do poeta, sendo que dentre eles encontramos diferentes tipos de composições populares, sendo elas cantigas infantis, acalantos e orações. Espera-se assim, compreender o papel desempenhado pela cultura popular na obra de Manuel Bandeira.
Palavras-chave: Manuel Bandeira; ritmo; literatura popular; poesia brasileira; literatura modernista.
ABSTRACT
This research intends to study the presence of the popular culture in Manuel Bandeira’s poetry,
through the analysis of the manner in which the rhythms of the texts created by the popular
imaginary are incorporated into the modernist author’s works. Thus, we start by the selection
of poems that explicitly evoked the popular literature of oral tradition to, in sequence, analyze
the formal aspects that constitute the rhythmic level of the poems. In so doing, we seek to
establish a connection between the rhythmic and the semantic aspects, in order to study, not
only the structure, but also the role it plays in the poem. For this purpose, we use as theoretical
basis the lessons about rhythm and poem analysis present in O estudo analítico do poema
(2006), by Antonio Candido and the teachings about phonology expressed by Roman Jakobson
in Seis lições sobre o som e o sentido (1977), among others. About Manuel Bandeira’s works,
we will consult critical works such as Humildade, paixão e morte (2009) by Davi Arrigucci Jr.
and Manuel Bandeira: verso e reverso (1987), a book organized by Telê Porto Ancona Lopes.
The popular aspect of Bandeira’s poetry is approached through several studies and registers of
Brazilian’s popular culture and music by Mário de Andrade, works such as Literatura oral no
Brasil (1984), by Luís da Camara Cascudo. We selected six poems distributed among four of
the author’s books, among which we find different kinds of popular compositions, like
children’s songs, lullabies, prayers, among others. Thereby, we hope to comprehend the role
played by popular culture in Manuel Bandeira’s works.
Key-words: Manuel Bandeira, rhythm, popular literature, Brazilian poetry, modernist literature.
Tipo Defesa-Mestrado
Texto Completo

APG 2.0
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