UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA
"JÚLIO DE MESQUITA FILHO"

Faculdade de Ciências e Letras - Campus de Araraquara
  Agenda Pós-Graduação - Estudos Literários

Aluno(a) Manoelle Gabrielle Guerra
Titulo ESPAÇO E SUJEITO, NARRATIVA E IDENTIDADE: RELATO DE UM CERTO ORIENTE E UM SOLITÁRIO À ESPREITA, DE MILTON HATOUM
Orientador(a) Profa. Dra. JULIANA SANTINI
Data 24/04/2018
Resumo RESUMO
Este trabalho tem por objetivo problematizar a representação de Manaus no primeiro romance
de Milton Hatoum, Relato de um certo Oriente, publicado em 1989, e em seu conjunto de
crônicas Um solitário à espreita, lançado em 2013, observando de que forma o espaço da
cidade está atrelado a uma memória individual dos sujeitos que a narram, e a uma possível
memória coletiva, que diz respeito aos diferentes habitantes que a ocupam. A hipótese que
fundamenta esta discussão é a de que o espaço da cidade é representado na obra do autor por
meio de diferentes vozes, cada uma atrelada a determinadas esferas sociais, delimitando, a
cada narrativa, traços urbanos que fazem parte de um quadro maior, por meio do qual é
possível recuperar a história de Manaus, seus processos de modernização, e também a
composição de sua população. Nesse contexto, o conjunto de crônicas possibilitou uma
análise que se ateve ao modo como esse processo de transformação do espaço urbano ocorreu,
delimitando por meio dos passos das diferentes personagens um trajeto pelas ruas da cidade.
Evidencia-se, nessa primeira etapa, as glórias e derrocadas de uma capital cuja modernização
afetou muito seus habitantes, e estabelece-se, assim, uma crítica ao desenvolvimentismo. Em
um segundo momento, a análise de Relato de um certo Oriente proporciona a entrada em uma
nova face da história de Manaus, atrelada aos processos migratórios. A narrativa ancorada no
seio de uma família libanesa, delimita no universo da casa uma contraposição ao espaço da
cidade, gerando dois mundos com hábitos e vivências conflitantes. Tem-se, assim, a memória
de um dos grupos sociais que compõem a população manauara, e a representação de seus
espaços privados proporciona à discussão inicial a possibilidade de entrever a relação das
diversas comunidades que se estabeleceram na cidade com o espaço que ocupam. A
comparação entre o modo de representação demarcado por cada conjunto narrativo se dá por
meio das identidades que se constituem nesses espaços e de que forma a cidade se constrói a
partir dessas esferas sociais que a habitam.
Palavras – chave: Milton Hatoum. Relato de um certo Oriente. Um solitário à espreita.
Manaus. Cidade.
ABSTRACT
This work aims to discuss the representation of Manaus inside the Milton Hatoum’s first
novel, Relato de um certo Oriente, published in 1989, and the compilation of chronicles Um
solitário à espreita, released in 2013, examining how the city’s space is related to a individual
memory owned by the subjects who narrates, and also related to a possible collective memory
which refers to the many residents who live in this city. There is a hypothesis that set up this
discussion, which is that the space of the city is represented in this author’s opus through
different narrative voices, each one related to some particular social spheres, restricting in
each narrative urban traces which taking part in a bigger frame. Departing from this is
possible to recover the whole history from Manaus, its process of urbanization and the
arrangement of its population. In this context, the chronicle set enable an analysis that is
restrict to the way how this process of transformation of urban space occurred, limiting
departing of steps of different characters a kind of route through the streets of the city. It is
outstanding, in this first part of the work, all the glories and downs of a metropolis whose
modernization had affected many of the residents, and this discussion establishes a strong
critic to the developmentalism. In a posterior moment, the analysis of Relato de um certo
Oriente enable access another part of Manaus’ history, related to the migratory process. The
narrative, which is stated inside a Lebanese family, bounds the house’s universe, opposing it
to the space of the city, creating two different worlds with conflicting habits and experiences.
Consequently, there is in this narrative a memory which belongs to one of the social group
who composes the manauara population. In addition, the representation of their private spaces
allow us to discuss the possibility of see indistinctly how the many communities which
occupies the city are related to this space. The method of representation developed by each
narrative set can be compared by the identities which are constructed departing from each
space, public or private, and the way how the city is built from the social spheres which there
are in Manaus.
Keywords: Milton Hatoum. Relato de um certo Oriente. Um solitário à espreita. Manaus.
City.
Tipo Defesa-Mestrado
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APG 2.0
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