|
|
Aluno(a) |
Letícia Coleone Pires |
Titulo |
Paixões, sensações e epifania em contos de Clarice Lispector |
Orientador(a) |
Profa. Dra. MARIA CELIA DE MORAES LEONEL |
Data |
23/04/2018 |
Resumo |
RESUMO:
Esta dissertação tem como objetivo verificar de que modo, por meio da linguagem e de outras categorias como a história, o narrador, a personagem, a focalização, o espaço e o tempo, são construídas determinadas narrativas poéticas de Clarice Lispector, em que sobressai a manifestação de sensações, do corpóreo, por sua vez, oriundas de paixões que podem atingir momentos epifânicos. O corpus da pesquisa é formado por duas coletâneas de contos, Laços de família e A legião estrangeira, com ênfase nas seguintes composições: “Preciosidade”, “Mistério em São Cristóvão”, “O búfalo”, “O ovo e a galinha” e “A legião estrangeira”. O embasamento teórico da pesquisa agrupa-se em quatro linhas. Uma delas é composta de ensaios críticos sobre a produção clariciana, especialmente sobre a poeticidade de sua prosa, como O drama da linguagem: uma leitura de Clarice Lispector, de Benedito Nunes. Outra linha, voltada para o exame das características desse gênero tido como híbrido - prosa poética – centra-se em estudos como The lyrical novel, de Ralph Freedman e em outros, referentes à poesia, como O arco e a lira, de Octavio Paz, que nos permite reconhecer recursos próprios da poesia na narrativa, além de proporcionar uma reflexão sobre as relações entre a prosa e a poesia. Ainda contamos com a linha que trata de percepções, sensações, construções sensoriais e corpóreas como Fenomenologia da percepção de Maurice Merleau-Ponty e Corpo e sentido de Jacques Fontanille, em que temos a relação entre percepção e universo. Além disso, temos o apoio de estudos sobre as categorias da prosa de ficção, como Discurso da narrativa de Gérard Genette, que nos possibilitam investigar com propriedade a construção da narrativa.
Palavras-chave: Clarice Lispector; contos; manifestação de sensações; narrativa poética.
ABSTRACT:
Our research centers itself in the verification of how, through language and other elements, like story, narrator, character, narrative focus, space and time, Clarice Lispector constructs lyric novels, in which the manifestation of the sensory fields stands out, of the corporeal, in turn originating from passions, and that can reach epiphanic moments. The research’s corpus is formed by two short stories collections, Laços de família and A legião estrangeira, with emphasis on the following compositions: “Preciosidade”, “Mistério em São Cristóvão”, “O búfalo”, “O ovo e a galinha” and “A legião estrangeira”. The reasearch’s theoretical background is grouped in four lines. One of them is composed of critical essays on clariciana works, especially on the poetic nature of her prose, such as O drama da linguagem: uma leitura de Clarice Lispector de Benedito Nunes. Another line, is focused on examining the characteristics of this hybrid genre - poetic prose - we focus on studies such as The lyrical novel de Ralph Freedman and in others, referring to poetry, such as O arco e a lira by Octavio Paz, which allows us to recognize the poetry’s own resources in the narrative, besides providing the reflection about the relations between prose and poetry. We also have the line that deals with perceptions, sensations, sensory and corporeal constructions, such as Fenomenologia da percepção (1999) by Maurice Merleau-Ponty and Corpo e sentido (2017) by Jacques Fontanille, in which we have the relation between the perception and the universe. In addition, we have the support of studies on the categories of prose fiction, such as Discurso da narrativa by Genette, which makes it possible for a better investigation about how the narrative is constructed.
Key words: Clarice Lispector; short stories; sensorial manifestations; poetic narrative.
|
Tipo |
Defesa-Mestrado |
Texto Completo |
|
|
|
|
|