UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA
"JÚLIO DE MESQUITA FILHO"

Faculdade de Ciências e Letras - Campus de Araraquara
  Agenda Pós-Graduação - Estudos Literários

Aluno(a) Paulo Eduardo de Barros Veiga
Titulo A Cosmogonia nas Metamorfoses de Ovídio: um estudo sobre as figuras da origem do mundo, com Tradução e Notas
Orientador(a) Prof. Dr. MARCIO NATALINO THAMOS
Data 30/06/2017
Resumo RESUMO
Ovídio (43 a. C. - 17 d. C.), poeta do período Clássico da Roma Antiga, mais precisamente da
época de Augusto, escreveu por volta de 8 d. C. a obra intitulada Metamorfoses
(Metamorphoseon libri), um longo poema dividido em quinze livros. De modo geral, narramse
diversos mitos, com enfoque nas transformações de seres e de coisas. Esta pesquisa tem
como córpus parte do Livro I, mais especificamente os hexâmetros de número 1 a 451, em que
Ovídio conta histórias mitológicas a respeito da origem do mundo. Ou seja, o tema central dos
versos escolhidos é a Cosmogonia, um conjunto de mitos etiológicos que narra o princípio do
universo e as transformações que o mundo sofreu para chegar à forma atual. Este trabalho,
inspirado na Semiótica greimasiana, procurou compreender o processo de construção de sentido
no texto, com um olhar voltado para as figuras que compõem a Cosmogonia, no nível
discursivo. Para essa compreensão, investigaram-se, com maior ênfase, os recursos figurativos
e icônicos percebidos nos versos de Ovídio. Assim, observaram-se, no poema, as figuras que
revestem determinado tema e o encadeamento delas, na busca pelo sentido. Desse modo,
analisaram-se o signo, a sua expressão e os efeitos de sentido que contribuem para a formação
do poético no texto ovidiano. Além disso, tendo em vista a leitura da obra de um antigo romano
no original latino, propôs-se, inclusive como subsídio à análise literária, uma “tradução de
serviço”, acompanhada de notas de referência mítico-cultural. Essa tradução, basicamente,
procurou descrever o sistema gramatical latino, a fim de compreendê-lo em um nível
linguístico. Já as notas de referência voltaram-se à relação do texto com a Cultura, procurando
explicá-la. Tratando-se de um estudo voltado à poesia, escandiram-se alguns hexâmetros em
busca de dados de métrica que favoreçam a construção do sentido poético. Em suma, na
pesquisa, destacou-se o modo como o texto literário foi construído por Ovídio, autor das
Metamorfoses, que, com alto burilamento estético, cantou a Cosmogonia.
Palavras-chave: Ovídio. Cosmogonia. Figuratividade. Tradução.
ABSTRACT
Ovid (43 BC – AD 17), poet of the Classic period of Ancient Rome, more precisely from the
time of Augustus, wrote around 8 AD a work entitled Metamorphoses (Metamorphoseon libri),
a long poem divided in fifteen Books. In general, several myths are narrated, focusing on the
transformations of beings and things. This research has as corpus part of Book I, more
specifically the hexameters of number 1 to 451, in which Ovid tells mythological histories
regarding the origin of the world. That is, the central theme of the chosen verses is the
Cosmogony, a set of etiological myths that tells the principle of the universe and the
transformations that the world underwent to arrive at the present form. This work, inspired by
greimasian Semiotics, sought to understand the process of construction of meaning in the text,
with a look at the figures that make up the Cosmogony’s theme, in the discursive level. For this
understanding, the figurative and iconic features, perceived in the verses of Ovid, were
investigated more emphatically. Thus, in the poem, the figures that cover a certain theme and
the chain of them, in the search for meaning, were observed. In this way, the sign, its expression
and the effects of sense that contribute to the formation of the poetic in the Ovidian text were
analyzed. Moreover, in view of the reading of the work of an ancient Roman in original Latin,
a "translation of service", accompanied by notes of mythical-cultural reference, was also
proposed as a subsidy to literary analysis. This translation basically sought to describe the
Latin grammatical system in order to understand it on a linguistic level. The reference notes,
however, turned to the relation between the text and Culture, seeking to explain it. As a study
of poetry, some hexameters were analyzed in search of metric data that favor the construction
of the poetic sense. In short, the research highlighted the way in which the literary text was
constructed by Ovid, the author of Metamorphoses, who, with high aesthetic level, sang the
Cosmogony.
Keywords: Ovid. Cosmogony. Figurativity. Translation.
Tipo Defesa-Doutorado
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APG 2.0
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