| 
						 
						
							 | 
							
	 
	
		
			| Aluno(a) | 
			Paulo Eduardo de Barros Veiga | 
		 
		
			| Titulo | 
			A Cosmogonia nas Metamorfoses de Ovídio: um estudo sobre as figuras da origem do mundo, com Tradução e Notas | 
		 
		
			| Orientador(a) | 
			Prof. Dr. MARCIO NATALINO THAMOS | 
		 
		
			| Data | 
			30/06/2017 | 
		 
		
			| Resumo | 
     		RESUMO 
Ovídio (43 a. C. - 17 d. C.), poeta do período Clássico da Roma Antiga, mais precisamente da 
época de Augusto, escreveu por volta de 8 d. C. a obra intitulada Metamorfoses 
(Metamorphoseon libri), um longo poema dividido em quinze livros. De modo geral, narramse 
diversos mitos, com enfoque nas transformações de seres e de coisas. Esta pesquisa tem 
como córpus parte do Livro I, mais especificamente os hexâmetros de número 1 a 451, em que 
Ovídio conta histórias mitológicas a respeito da origem do mundo. Ou seja, o tema central dos 
versos escolhidos é a Cosmogonia, um conjunto de mitos etiológicos que narra o princípio do 
universo e as transformações que o mundo sofreu para chegar à forma atual. Este trabalho, 
inspirado na Semiótica greimasiana, procurou compreender o processo de construção de sentido 
no texto, com um olhar voltado para as figuras que compõem a Cosmogonia, no nível 
discursivo. Para essa compreensão, investigaram-se, com maior ênfase, os recursos figurativos 
e icônicos percebidos nos versos de Ovídio. Assim, observaram-se, no poema, as figuras que 
revestem determinado tema e o encadeamento delas, na busca pelo sentido. Desse modo, 
analisaram-se o signo, a sua expressão e os efeitos de sentido que contribuem para a formação 
do poético no texto ovidiano. Além disso, tendo em vista a leitura da obra de um antigo romano 
no original latino, propôs-se, inclusive como subsídio à análise literária, uma “tradução de 
serviço”, acompanhada de notas de referência mítico-cultural. Essa tradução, basicamente, 
procurou descrever o sistema gramatical latino, a fim de compreendê-lo em um nível 
linguístico. Já as notas de referência voltaram-se à relação do texto com a Cultura, procurando 
explicá-la. Tratando-se de um estudo voltado à poesia, escandiram-se alguns hexâmetros em 
busca de dados de métrica que favoreçam a construção do sentido poético. Em suma, na 
pesquisa, destacou-se o modo como o texto literário foi construído por Ovídio, autor das 
Metamorfoses, que, com alto burilamento estético, cantou a Cosmogonia. 
Palavras-chave: Ovídio. Cosmogonia. Figuratividade. Tradução. 
ABSTRACT 
Ovid (43 BC – AD 17), poet of the Classic period of Ancient Rome, more precisely from the 
time of Augustus, wrote around 8 AD a work entitled Metamorphoses (Metamorphoseon libri), 
a long poem divided in fifteen Books. In general, several myths are narrated, focusing on the 
transformations of beings and things. This research has as corpus part of Book I, more 
specifically the hexameters of number 1 to 451, in which Ovid tells mythological histories 
regarding the origin of the world. That is, the central theme of the chosen verses is the 
Cosmogony, a set of etiological myths that tells the principle of the universe and the 
transformations that the world underwent to arrive at the present form. This work, inspired by 
greimasian Semiotics, sought to understand the process of construction of meaning in the text, 
with a look at the figures that make up the Cosmogony’s theme, in the discursive level. For this 
understanding, the figurative and iconic features, perceived in the verses of Ovid, were 
investigated more emphatically. Thus, in the poem, the figures that cover a certain theme and 
the chain of them, in the search for meaning, were observed. In this way, the sign, its expression 
and the effects of sense that contribute to the formation of the poetic in the Ovidian text were 
analyzed. Moreover, in view of the reading of the work of an ancient Roman in original Latin, 
a "translation of service", accompanied by notes of mythical-cultural reference, was also 
proposed as a subsidy to literary analysis. This translation basically sought to describe the 
Latin grammatical system in order to understand it on a linguistic level. The reference notes, 
however, turned to the relation between the text and Culture, seeking to explain it. As a study 
of poetry, some hexameters were analyzed in search of metric data that favor the construction 
of the poetic sense. In short, the research highlighted the way in which the literary text was 
constructed by Ovid, the author of Metamorphoses, who, with high aesthetic level, sang the 
Cosmogony. 
Keywords: Ovid. Cosmogony. Figurativity. Translation. | 
     	 
     	
			| Tipo | 
			Defesa-Doutorado | 
		 
		
			| Texto Completo | 
			  | 
		 
	 
	 
							 | 
							 | 
						 
						
							 | 
						 
					 
				 |