UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA
"JÚLIO DE MESQUITA FILHO"

Faculdade de Ciências e Letras - Campus de Araraquara
  Agenda Pós-Graduação - Estudos Literários

Aluno(a) Kelli Mesquita Luciano
Titulo Referências Históricas e o Realismo Mágico: as confluências em Il barone rampante, de Italo Calvino e El siglo de las luces, de Alejo Carpentier
Orientador(a) Profa. Dra. CLAUDIA FERNANDA DE CAMPOS MAURO
Data 26/05/2017
Resumo RESUMO
Esta tese objetiva a aproximação dos romances Il barone rampante (1957), de Italo
Calvino e El Siglo de las Luces (1962), de Alejo Carpentier, pois ambos apresentam
confluências no que diz respeito a existência de referencias históricas, uma vez que os
enredos transcorrem no século XVIII, em meio a Revolução Francesa e aos ideais
iluministas. Além disso, as duas narrativas apresentam indicações de figuras da história
oficial assim como a indicação de Instituições históricas. É fundamental destacar que
nos dois romances, há acontecimentos insólitos que se referem ao realismo mágico, em
Il barone rampante, o protagonista Cosimo vive um estilo de vida incomum sobre as
árvores, onde estuda, tem atitudes altruístas e acredita nos ideias revolucionários,
enquanto em El Siglo de las Luces, o protagonista é VÍctor Hugues que foi inspirado em
uma figura da história oficial, um francês que foi comerciante e responsável por
disseminar a ideologia revolucionária na região das Antilhas. Sua chegada a Havana,
movimenta ativamente a vida dos primos Esteban, Carlos e Sofía, que passam a nutrir
interesses pela Revolução, fazem diversos estudos e leituras de autores filosóficos e são
moldados pelo pensamento racionalista. No romance carpentiano, Esteban é curado da
asma graças a rituais curandeiros fator que pode ser associado ao realismo mágico. Em
outros momentos, buscamos evidenciar alguns aspectos fabulistas em Il barone
rampante e do barroco latino americano em El Siglo de las Luces. No final da tese,
apontamos certas características que aproximam ainda mais Il barone rampante de El
Siglo de las Luces, visto que são abordadas temáticas em comum nos dois romances,
como, por exemplo, a busca pelo conhecimento, a solidão, a frustração, os avanços
tecnológicos e a esperança em um mundo melhor por meio do incentivo à educação, ao
conhecimento e através de movimentos revolucionários. Em outras palavras, há o
tratamento de temas importantíssimos como esses por meio de uma revisitação ao
passado, no caso, à Revolução Francesa serve para levar o leitor à reflexão sobre os
contextos que os autores viveram no século XX, a exemplo do fascismo e dos
movimentos de resistência na Itália; da ditadura em Cuba bem como o triunfo da
Revolução Cubana, ou seja, movimentos de resistência que necessitaram da união
coletiva para que houvesse de fato mudanças benéficas para população, condição
fundamental que permeia o modo de agir dos personagens das obras analisadas. Esses
movimentos até os dias atuais são imprescindíveis para que haja transformações
concretas na sociedade em torno da igualdade, do respeito e da aplicação dos direitos
humanos para todos.
Palavras-chave: História; realismo mágico; Revolução Francesa; Italo Calvino; Alejo
Carpentier.

ABSTRACT

This thesis aims at the approximation of the novels Il barone rampante (1957), by Italo
Calvino and El Siglo de las Luces (1962), by Alejo Carpentier, since both have
confluences regarding the existence of historical references, since the entanglements
both of which take place in the eighteenth century, amidst the French Revolution and
the Enlightenment ideals. In addition, the two narratives present indications of figures
of the official history as well as the indication of Historical Institutions. It is important
to note that in the two novels, there are unusual events that refer to magical realism, in Il
barone rampante, the protagonist Cosimo lives an unusual lifestyle on the trees, where
he studies, has altruistic attitudes and believes in revolutionary ideas, while in El Siglo
de las Luces, the protagonist is Víctor Hugues who was inspired by an official history
figure, a french who was a merchant and responsible for spreading the revolutionary
ideology in the Antilles region. His arrival in Havana actively moves the lives of the
cousins Esteban, Carlos and Sofía, who begin to nurture interests for the Revolution, do
various studies and readings of philosophical authors and are shaped by rationalist
thinking. In the Carpentian novel, Esteban is cured of asthma thanks to ritual healers,
factor that can be associated with magical realism. At other times, we tried to evidence
some fabulous aspects in Il barone rampante and the Latin American baroque in El
Siglo de las Luces. At the end of the thesis, we point out certain characteristics that
approach even more the Il barone rampante to El Siglo de las Luces, since themes are
discussed in common in both novels, such as the search for knowledge, loneliness,
frustration, technological advances and hope for a better world by encouraging
education, knowledge and revolutionary movements. In other words, there is the
treatment of such important subjects as a revision of the past, in this case the French
Revolution, serves to lead the reader to reflect on the contexts that the authors lived in
the twentieth century, such as fascism and Resistance movements in Italy; of the
dictatorship in Cuba, as well as the triumph of the Cuban Revolution, that is, resistance
movements that necessitated a collective union so that there was indeed beneficial
changes for the population, a fundamental condition that permeates the behavior of the
characters in the analyzed literary works. These movements until nowadays are
essentials for concrete transformations in society around equality, respect and the
application of human rights for all.
Keywords: History; magic realism; French Revolution; Italo Calvino; Alejo Carpentier.
Tipo Defesa-Doutorado
Texto Completo

APG 2.0
Copyright 2014 (c) UNESP - Faculdade de Ciências e Letras do Campus de Araraquara