UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA
"JÚLIO DE MESQUITA FILHO"

Faculdade de Ciências e Letras - Campus de Araraquara
  Agenda Pós-Graduação - Estudos Literários

Aluno(a) Lívia Maria Zocca
Titulo AS RELAÇÕES ENTRE TEXTO E IMAGEM EM SALOMÉ: UM ESTUDO SOBRE A PEÇA WILDEANA E AS ILUSTRAÇÕES DE BEARDSLEY
Orientador(a) Profa. Dra. NATALIA CORRÊA PORTO FADEL BARCELLOS
Data 26/05/2017
Resumo RESUMO
Os estudos comparativos entre literatura e outras artes distintas têm contribuído desde a
Antiguidade para maior compreensão de obras, propiciando - concomitantemente à
compreensão do objeto literário - o aumento de pesquisas e discussões. O mito bíblico de
Salomé foi fortemente retomado na França do fim século XIX e, adquirindo novas e
diferentes roupagens do mito original, percorreu o imaginário dos artistas do período através
das famosas pinturas de Gustave Moreau, tornando-se um forte símbolo feminino de uma
época marcada pelo simbolismo /decadentismo, onde a arte buscava explorar as paixões e os
mistérios, em meio aos grandes avanços científicos. Oscar Wilde foi um dos escritores que
deu voz à dançarina, construindo em francês mais uma versão entre as muitas variações do
mito ao publicar sua peça em 1893. Sua Salomé percorreu a Europa em meio a polêmicas e
obteve mais sucesso que as outras obras de mesmo tema – e melhores avaliadas pela crítica do
período - dando à personagem maior destaque e repercussão. Encantado com a peça de Wilde,
Aubrey Beardsley, em 1894, ilustra a versão inglesa com seu estilo característico - variando
da Art Noveau à influência das pinturas japonesas - em um tom erótico e grotesco peculiar.
Suas ilustrações correram o mundo com a peça e trouxeram ainda mais notoriedade e
significado à versão wildeana, o que permite pensar que o elemento pictórico poderia
ultrapassar suas funções tradicionais de simples acompanhante do texto, acrescentando
informações à trama, ao preencher lacunas e sugerir novos olhares, ampliando a leitura.
Assim, entendendo que o texto verbal e visual não são linguagens incomunicáveis, e sim
complementares, e que se isoladas as obras teriam seus significados e sentidos alterados, o
presente trabalho busca analisar as relações texto-imagem entre a peça de Wilde e as
ilustrações de Beardsley.
Palavras-chave: relações texto-imagem; Oscar Wilde; Salomé; Aubrey Beardsley;
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ABSTRACT
Comparative studies between literature and other distinct arts have contributed since the
ancient times to a better understanding of art pieces, providing – simultaneously to the
understanding of the literary field – an increase in researches and discussions. The biblical
myth of Salomé was highly restored in France late in the 19th century and, by featuring a new
and different appearance from the original one, covered the imagination of artists from that
period through Gustave Moreau’s famous paintings, becoming a powerful female symbol of a
time marked by the Symbolism/ Decadentism, when art aimed to explore passions and
mysteries among the great scientific advances. Oscar Wilde was one of the writers who gave
voice to the dancer, building another version of the myth among several ones by publishing
his play in 1893. His Salomé roamed Europe in the middle of controversies and obtained more
success than the other pieces about the same theme - and the ones that received the best
evaluations of that time - what gave the character a greater focus and impact. Amazed by
Wilde’s play, Aubrey Beardsley, in 1894, illustrates the British version with his typical style –
ranging from the Art Nouveau to the influence of Japanese paintings – in a peculiar erotic and
grotesque shade. His illustrations roamed the world with the play and brought even more
visibility and meaning to Wilde’s version, which enables to assume that the pictorial element
could overcome its traditional functions of mere text companion, adding information to the
plot, by filling in gaps and suggesting fresh perspectives, enlarging the reading. Thus,
understanding that spoken and visual texts are not detached, but complementary languages,
and that isolated the pieces would have their meanings changed, this work aims to analyze the
relations between Wilde’s play and Beardsley’s illustrations.
Key-words: Text and image’s relations; Oscar Wilde; Salomé; Aubrey Beardsley;
Tipo Defesa-Mestrado
Texto Completo

APG 2.0
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