UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA
"JÚLIO DE MESQUITA FILHO"

Faculdade de Ciências e Letras - Campus de Araraquara
  Agenda Pós-Graduação - Estudos Literários

Aluno(a) Rafhael Borgato
Titulo LEITURAS DO TRÁGICO SOB A PERSPECTIVA DO ROMANCE REALISTA: UM ESTUDO SOBRE MADAME BOVARY E ANNA KARIÊNINA
Orientador(a) Profa. Dra. WILMA PATRICIA MARZARI DINARDO MAAS
Data 19/05/2017
Resumo RESUMO


Este projeto de doutorado tem como objetivo estudar a manifestação do trágico no romance do período literário do século XIX conhecido genericamente como Realismo. O objeto de estudo específico são os romances Madame Bovary e Anna Kariênina, de Flaubert e Tolstói, respectivamente. Tal escolha sustenta-se tanto no fato de que ambos os romances são produtos exemplares do chamado Realismo, quanto pelo fato de terem em comum o tema do adultério feminino, o qual, como pretendemos demonstrar em nosso estudo, estrutura a forma trágica desses romances. Essa forma trágica, como demonstraremos, é organizada em torno do conflito individual e do debate ético em relação ao sistema social. Tais leituras sobre o trágico partem de duas interpretações distintas do que é tragédia: a dos filósofos idealistas alemães pós-kantianos, tomada aqui sob a perspectiva da filosofia de Schelling, que destaca o elemento individual, a afirmação da liberdade humana e, por outro lado, a dos estudos estruturalistas da Tragédia Grega (empreendidos especialmente por Vernant e Vidal-Naquet, além de Charles Segal). Assim, pretendemos realizar uma leitura do gênero romance como forma trágica (atendo-nos ao recorte específico que analisaremos, ou seja, o romance realista novecentista, que constitui uma forma madura do romance burguês), a partir da interpretação de sua forma e de seu conteúdo, buscando apoio para essa interpretação em dois tipos de leitura relevantes para a compreensão do conceito de trágico.


Palavras-chave: Flaubert (1), Tolstói (2), Trágico (3), Romance (4), Realismo Burguês (5)
ABSTRACT


It is this project goal to study the manifestation of the tragic in the novel of the nineteenth century – period that is generically named Realism. The novels “Madame Bovary” (by Flaubert) and “Anna Kariênina” (by Tolstoi) are the specific objects of study of this project. This choice is justified because both the novels are products of what is called Realism,and also because of a theme they share: the feminine adultery, which, as we intend to demonstrate in our study, is responsible for the tragic structure of these novels. This tragic form is organized around the individual conflict and the ethical debate about the social system. These interpretations on the tragic come from two different views about what is tragedy: the view of the German idealistic philosophy, considered in our work under the perspective of Schelling, who enphasize the individual element, the affirmation of human freedom, and, on the other hand, the view of the structuralist studies on Greek Tragedy (made, especially, by Vernant, Vidal-Naquet, and Charles Segal). So, we intend to make an interpretation of the genre novel as a tragic form (taking in consideration the specific literary period we will study), interpreting its form and content through the two different views of tragic.

Tipo Defesa-Doutorado
Texto Completo

APG 2.0
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