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Aluno(a) |
Ana Carolina da Silva Caretti, |
Titulo |
DE NARCISO A ECO: METAFICÇÃO E AUTOINTERTEXTUALIDADE EM NARRATIVAS DE TEOLINDA GERSÃO |
Orientador(a) |
Profa. Dra. MARCIA VALERIA ZAMBONI |
Data |
04/05/2017 |
Resumo |
RESUMO
A proposta desta tese é investigar, nos textos da escritora portuguesa Teolinda
Gersão, os ecos promovidos pela autointertextualidade e a relação destes com o
discurso metaficcional. A obra de Gersão é permeada por elementos recorrentes,
tanto no âmbito estrutural quanto no âmbito temático, que colaboram para a
demarcação de um projeto de escrita autoconsciente em constante diálogo consigo
mesma, fazendo circular imagens, formas, motivos, estratégias composicionais, e
abdicando das fronteiras entre os textos. Adentramos os domínios da metaficção
principalmente pelas concepções de Linda Hutcheon e Gustavo Bernardo, e da
autointertextualidade pelos estudos de Maria Célia Leonel e Edward Hood. Nosso
recorte privilegiou a análise dos dois Cadernos de Gersão, a saber Os Guarda-chuvas
cintilantes (1984) e As águas livres (2013), mas com vistas às relações
autointertextuais destes com outras narrativas da autora, também contempladas pelas
análises. Alguns dos procedimentos que conduzem à metaficção abordados nesta
pesquisa são, por exemplo, a presença de imagens repetidas, como a casa, a água e
o guarda-chuva, e o recurso da curadoria, lido a partir dos estudos de Luciene
Azevedo (2016), em que o artista reinventa sua produção por meio das conexões
interdiscursivas, apropriando-se de sua própria obra. Nosso percurso ainda procurou
fazer um apanhado da prática metaficcional na narrativa portuguesa contemporânea,
a fim de auxiliar na localização panorâmica da escrita de Teolinda.
Palavras-chave: Teolinda Gersão; literatura portuguesa; narrativa contemporânea;
metaficção; autointertextualidade.
ABSTRACT
This work aims to investigate the echoes generated by the self-intertextuality and their
relation with the metafictional discourse in the texts of Portuguese writer Teolinda
Gersão. The work of Gersão is permeated by recurrent elements, both in the structural
and thematic scopes, which contribute to delimit a project of self-conscious writing in
constant dialogue with herself. Thus, images, forms, motifs and compositional
strategies circulate, while the boundaries between texts are abdicated. The domains
of metafiction are approached mainly through the concepts of Linda Hutcheon and
Gustavo Bernardo, and those of self-intertextuality through the studies of Maria Célia
Leonel and Edward Hood. This research focuses on the analysis of the two Gersão’s
Cadernos, namely Os Guarda-chuvas cintilantes (1984) and As águas livres (2013),
in order to establish their self-intertextual relations with other narrative works of the
same author. Some of the procedures that led to the metafiction contemplated by this
research are, for example, the analysis of recurrent images, such as the house, the
water and the umbrella, and the curatorial resource, read through of studies of Luciene
Azevedo (2016), in which the artists reinvent their production through the
interdiscursive connections, enabling them to appropriate their own work. This
research also sought to capture the metafictional practice in the contemporary
Portuguese narrative, in order to assist in the panoramic location of Gersão's writing.
Keywords: Teolinda Gersão; Portuguese literature; contemporary narrative;metafiction; self-intertextuality. |
Tipo |
Defesa-Doutorado |
Texto Completo |
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