| 
						 
						
							 | 
							
	 
	
		
			| Aluno(a) | 
			Ana Carolina da Silva Caretti, | 
		 
		
			| Titulo | 
			DE NARCISO A ECO: METAFICÇÃO E AUTOINTERTEXTUALIDADE EM NARRATIVAS DE TEOLINDA GERSÃO | 
		 
		
			| Orientador(a) | 
			Profa. Dra. MARCIA VALERIA ZAMBONI | 
		 
		
			| Data | 
			04/05/2017 | 
		 
		
			| Resumo | 
     		RESUMO 
A proposta desta tese é investigar, nos textos da escritora portuguesa Teolinda 
Gersão, os ecos promovidos pela autointertextualidade e a relação destes com o 
discurso metaficcional. A obra de Gersão é permeada por elementos recorrentes, 
tanto no âmbito estrutural quanto no âmbito temático, que colaboram para a 
demarcação de um projeto de escrita autoconsciente em constante diálogo consigo 
mesma, fazendo circular imagens, formas, motivos, estratégias composicionais, e 
abdicando das fronteiras entre os textos. Adentramos os domínios da metaficção 
principalmente pelas concepções de Linda Hutcheon e Gustavo Bernardo, e da 
autointertextualidade pelos estudos de Maria Célia Leonel e Edward Hood. Nosso 
recorte privilegiou a análise dos dois Cadernos de Gersão, a saber Os Guarda-chuvas 
cintilantes (1984) e As águas livres (2013), mas com vistas às relações 
autointertextuais destes com outras narrativas da autora, também contempladas pelas 
análises. Alguns dos procedimentos que conduzem à metaficção abordados nesta 
pesquisa são, por exemplo, a presença de imagens repetidas, como a casa, a água e 
o guarda-chuva, e o recurso da curadoria, lido a partir dos estudos de Luciene 
Azevedo (2016), em que o artista reinventa sua produção por meio das conexões 
interdiscursivas, apropriando-se de sua própria obra. Nosso percurso ainda procurou 
fazer um apanhado da prática metaficcional na narrativa portuguesa contemporânea, 
a fim de auxiliar na localização panorâmica da escrita de Teolinda. 
Palavras-chave: Teolinda Gersão; literatura portuguesa; narrativa contemporânea; 
metaficção; autointertextualidade. 
ABSTRACT 
This work aims to investigate the echoes generated by the self-intertextuality and their 
relation with the metafictional discourse in the texts of Portuguese writer Teolinda 
Gersão. The work of Gersão is permeated by recurrent elements, both in the structural 
and thematic scopes, which contribute to delimit a project of self-conscious writing in 
constant dialogue with herself. Thus, images, forms, motifs and compositional 
strategies circulate, while the boundaries between texts are abdicated. The domains 
of metafiction are approached mainly through the concepts of Linda Hutcheon and 
Gustavo Bernardo, and those of self-intertextuality through the studies of Maria Célia 
Leonel and Edward Hood. This research focuses on the analysis of the two Gersão’s 
Cadernos, namely Os Guarda-chuvas cintilantes (1984) and As águas livres (2013), 
in order to establish their self-intertextual relations with other narrative works of the 
same author. Some of the procedures that led to the metafiction contemplated by this 
research are, for example, the analysis of recurrent images, such as the house, the 
water and the umbrella, and the curatorial resource, read through of studies of Luciene 
Azevedo (2016), in which the artists reinvent their production through the 
interdiscursive connections, enabling them to appropriate their own work. This 
research also sought to capture the metafictional practice in the contemporary 
Portuguese narrative, in order to assist in the panoramic location of Gersão's writing. 
Keywords: Teolinda Gersão; Portuguese literature; contemporary narrative;metafiction; self-intertextuality. | 
     	 
     	
			| Tipo | 
			Defesa-Doutorado | 
		 
		
			| Texto Completo | 
			  | 
		 
	 
	 
							 | 
							 | 
						 
						
							 | 
						 
					 
				 |