|
|
Aluno(a) |
Cândice Angélica Borborema de Carvalho |
Titulo |
ANTONIO CANDIDO E A FORTUNA CRÍTICA DE GUIMARÃES ROSA: RECEPÇÃO DE GRANDE SERTÃO: VEREDAS |
Orientador(a) |
Profa. Dra. Maria Célia de Moraes Leonel |
Data |
26/07/2016 |
Resumo |
RESUMO
O objetivo desta tese consiste em verificar a evolução da fortuna crítica de Grande sertão: veredas. Os pressupostos do enfoque escolhido inscrevem-se na perspectiva histórica que rege a concepção de sistema literário teorizada por Antonio Candido em Formação da literatura brasileira, de 1959. Tomando como ponto de partida os escritos do mesmo Antonio Candido sobre Guimarães Rosa, o propósito é analisar as relações de descendência e de renovação que com eles estabelecem duas linhagens da crítica: os ensaios sociológicos, historiográficos e políticos e os ensaios de estrutura, composição e gênero. Foram examinadas as fases que se sucederam na recepção crítica de Grande sertão: veredas e o processo de internacionalização das leituras do romance, em particular sua recepção na França. Apresenta-se uma breve revisão teórica da história e do conceito de crítica literária. Por intermédio da reconstituição de reflexões empreendidas por teóricos e críticos representativos, pretende-se pôr em causa os pontos em que se sustenta a pesquisa: a interpretação da obra literária e a concepção de julgamento de valor no exercício da crítica. Entre os autores consultados para a fundamentação estão Alfredo Bosi, Antoine Compagnon, Leyla Perrone-Moisés, Benedito Nunes, Paul Ricoeur. Fez-se o levantamento de alguns dos conceitos mais salientes do projeto crítico de Antonio Candido e seus desdobramentos na crítica literária brasileira. Os escritos de Antonio Candido sobre Guimarães Rosa analisados são: as resenhas de Sagarana e de Grande sertão: veredas, o ensaio pioneiro sobre o romance, ―O homem dos avessos‖, ―Jagunços mineiros de Cláudio a Guimarães Rosa‖, ―Literatura e subdesenvolvimento‖ e ―A nova narrativa‖. No que se refere aos ensaios sociológicos, historiográficos e políticos sobre o romance, foram investigados: As formas do falso, de Walnice Nogueira Galvão, grandesertão.br, de Willi Bolle, Lembranças do Brasil, de Heloisa Starling, O Brasil de Rosa, de Luiz Roncari. Quanto aos ensaios de estrutura, composição e gênero, destacam-se: ―Grande sertão: a fala‖ e ―Grande sertão e Dr. Faustus‖, de Roberto Schwarz, ―O mundo misturado: romance e experiência em Guimarães Rosa‖, de Davi Arrigucci Jr., ―Veredas-Mortas e Veredas-Altas: a trajetória de Riobaldo entre pacto demoníaco e aprendizagem‖, de Marcus Vinicius Mazzari. Metodologicamente, este trabalho orienta-se pelos estudos comparativos, mas com uma especificidade: o objeto de comparação é a crítica e não a criação literária. São apurados o método crítico e os fundamentos de cada ensaio em sua integridade. Entendendo que tais leituras interagem no tempo, procuramos desvendar o movimento dialético de aproximação e distanciamento operado entre elas.
PALAVRAS-CHAVE: Guimarães Rosa. Grande sertão: veredas. Crítica de Antonio Candido. Crítica sócio-histórica. Crítica de estrutura, composição e gênero.
RÉSUMÉ
Le propos de cette thèse est d‘examiner l‘évolution de la fortune critique de Diadorim. Les présupposés retenus s‘inscrivent dans la perspective historique qui régit la conception du système littéraire théorisée par Antonio Candido dans Formação da literatura brasileira, 1959. Il s‘agit d‘analyser, sur la base des écrits de cet auteur au sujet de la littérature de Guimarães Rosa, les relations de descendance et de rénovation qui forment, avec ces écrits, deux lignes de critique : les essais sociologiques, historiographiques et politiques ; les essais de structure, de composition et de genre. Ainsi, les différentes phases de la réception critique de Diadorim et le processus d‘internationalisation des lectures du roman, notamment sa réception en France, sont étudiés. Une brève révision théorique du concept de critique littéraire et de son histoire est également présentée. Les points fondamentaux de la recherche, à savoir l‘interprétation de l‘oeuvre littéraire et la conception du jugement de valeur dans l‘exercice de la critique, sont discutés à travers la reconstitution des réflexions menées par des théoriciens et des critiques représentatifs. Alfredo Bosi, Antoine Compagnon, Leyla Perrone-Moisés, Benedito Nunes, Paul Ricoeur figurent parmi les auteurs consultés. La thèse recueille quelques concepts clés du projet critique d‘Antonio Candido, ainsi que leurs développements dans la critique littéraire brésilienne. À propos des écrits d‘Antonio Candido sur Guimarães Rosa, les textes analysés sont les suivants : les comptes-rendus sur Sagarana et Diadorim, l‘essai pionnier sur le roman, « O homem dos avessos », « Jagunços mineiros de Cláudio a Guimarães Rosa », « Literatura e subdesenvolvimento » (« Sous-développement et littérature en Amérique Latine ») et « A nova narrativa ». Pour les essais sociologiques, historiographiques et politiques, il s‘agit de : As formas do falso, de Walnice Nogueira Galvão, grandesertão.br, de Willi Bolle, Lembranças do Brasil, de Heloisa Starling, O Brasil de Rosa, de Luiz Roncari. Quant aux essais de structure, de composition et de genre, l‘examen s‘est porté sur : « Grande sertão: a fala » et « Grande sertão et Dr. Faustus », de Roberto Schwarz, « O mundo misturado: romance e experiência em Guimarães Rosa », de Davi Arrigucci Jr., « Veredas-Mortas e Veredas-Altas: a trajetória de Riobaldo entre pacto demoníaco e aprendizagem », de Marcus Vinicius Mazzari. Méthodologiquement, ce travail s‘oriente sur les études comparatives, mais il fait preuve d‘une certaine spécificité : l‘objet de la comparaison est la critique et non pas la création littéraire. La méthode critique et les fondements de chaque essai sont intégralement analysés. Eu égard à l‘interaction dans le temps de telles lectures, nous avons cherché à révéler le mouvement dialectique de rapprochement et de distanciation qui opère entre elles.
MOTS-CLÉS : Guimarães Rosa. Diadorim. Critique d‘Antonio Candido. Critique socio-historique. Critique de structure, composition et genre.rn |
Tipo |
Defesa-Doutorado |
Texto Completo |
|
|
|
|
|