UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA
"JÚLIO DE MESQUITA FILHO"

Faculdade de Ciências e Letras - Campus de Araraquara
  Agenda Pós-Graduação - Estudos Literários

Aluno(a) Carolina Piovam
Titulo ESPAÇO, PERSONAGEM E MEMÓRIA EM ANA-NÃO, DE AGUSTÍN GÓMEZ-ARCOS
Orientador(a) Profa.Dra. Maria Dolores Aybar Ramirez
Data 30/05/2016
Resumo RESUMO
O presente trabalho tem por objetivo analisar o espaço, a personagem e a memória em Ana-Não, romance de 1977, escrito em francês por Agustín Gómez-Arcos, autor espanhol autoexilado na França. Esta é uma das obras do escritor que pertence à literatura exilada e, portanto, traça um panorama relacionado à questão da Guerra e, sobretudo, do Pós-Guerra Civil espanhol. A partir dos estudos sobre o espaço, na narrativa, observa-se uma intrínseca relação entre o tempo-espaço ficcional e a Espanha histórica, ditatorial. No percurso de viagem feito pela protagonista Ana-Não, do extremo Sul ao extremo Norte espanhol, verifica-se um espaço caótico que contribuiu para a formação da identidade da personagem. As experiências adquiridas pela protagonista nos espaços pelos quais passa, juntamente com os retornos às suas memórias, apresentam a instauração de uma identidade efetivamente republicana. Desta forma, a análise visa alcançar uma ressignificação dos valores relacionados aos espaços formais e artísticos propostos pela semiótica russa, bem como indagar a influência de que estes possuem para a formação de uma heroína que vai construindo, por meio desta narrativa, um Bildungsroman feminino e, consequentemente, a memória individual, coletiva e histórica dos vencidos.
PALAVRAS-CHAVE: Espaço; Personagem; Bildungsroman feminino; Memória; Literatura do Pós-Guerra Civil Espanhola.
RESUMEN
El presente trabajo tiene por objetivo analizar el espacio, el personaje y la memoria en Ana-Não, novela de 1977, escrita en francés por Agustín Gómez-Arcos, autor español autoexilado en Francia. Ésta es una de las obras del escritor que pertenece a la literatura exilada y que, por lo tanto, establece un panorama relacionado a la cuestión de la Guerra y, sobre todo, a la Posguerra Civil española. A partir de los estudios sobre el espacio, en la narrativa, se observa una intrínseca relación entre el espacio-tiempo ficcional y la España histórica, dictatorial. En el viaje recorrido por la protagonista Ana-No, del extremo Sul al extremo Norte español, se verifica un espacio caótico que contribuye a la formación de la identidad del personaje. Las experiencias adquiridas por la protagonista en los espacios por los cuales pasa, juntamente con los retornos a sus memorias, presentan la instauración de una identidad efectivamente republicana. De este modo, el análisis pretende llegar a resignificar los valores relacionados a los espacios formales y artísticos a partir de la semiótica rusa así como indagar la influencia que éstos ejercen en la formación de una heroína que va creando, por medio de la narrativa, un Bildungsroman femenino y, consecuentemente, la memoria individual, colectiva e histórica de los vencidos.
PALABRAS CLAVE: Espacio; Personaje; Bildungsroman femenino; Memoria; Literatura de la Posguerra Civil Española.
Tipo Defesa-Mestrado
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APG 2.0
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