UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA
"JÚLIO DE MESQUITA FILHO"

Faculdade de Ciências e Letras - Campus de Araraquara
  Agenda Pós-Graduação - Estudos Literários

Aluno(a) Aline Cristina Sola Orlandi
Titulo ENTRE LOBOS E LOBISOMENS: Feminismo, Pornografia e Gótico nos contos de Angela Carter
Orientador(a) Aparecido Donizete Rossi
Data 30/05/2016
Resumo RESUMO

A presente dissertação de mestrado pretende elucidarà luz de teorias feministas e do gênero gótico algumas técnicas de escrita utilizadas por Angela Carter na reescrita do conto de fadas “Chapeuzinho Vermelho”, como forma de subversão de discursos patriarcais e desconstrução de todo um imaginário ocidental de subjugo e vitimização da mulher. Carter revisita os contos de fadas mais populares, na coletânea The Bloody Chamber and other stories, subvertendo padrões estruturais desses contos e também a posição da mulher como vítima passiva recorrente em alguns contos de fadas e na literatura gótica. Através dos contos “The Werewolf” e “The Company of Wolves” presentes na referida coletânea, pretende-se explorar como Carter faz uso de elementos do gótico para construir uma atmosfera de terror, que representa os perigos que a heroína terá que enfrentar para chegar ao final da trajetória e conquistar um prazer total (Jouissance), através de sua independência econômica, social, sexual e imaginária.E como Carter propõe uma pornografia aliada à mulher, que a empodere e a ajude a descobrir sua identidade, para, assim, retomar seu lugar de igualdade com o homem na sociedade. Além disso, pretende-se elucidar, também, como a autora subverte o Gênero Gótico e osContos de fadas, bem como a própria Pornografia e os discursos anti-pornografia do movimento feminista.
Palavras-Chave: Angela Carter; Chapeuzinho Vermelho; Feminismo; Gótico; Conto de fadas; Jouissance.


ABSTRACT
This master's thesis aims to elucidate through feminist theories and the Gothic genre some writing techniques used by Angela Carter in the rewriting of the fairy tale "Little Red Riding Hood" as a form of subversion of patriarchal discourses and deconstruction of an entire western imaginary subjugation and victimization of woman. Carter revisits the most popular fairy tales in the collection The Bloody Chamber and other stories, subverting structural patterns of these stories and also woman's position as recurring passive victim in some fairy tales and gothic literature. Through the tales "The Werewolf" and "The Company of Wolves", present in said collection, is intended to explore how Carter makes use of Gothic elements to build an atmosphere of terror, representing the dangers that the heroine will have to face to reach the end of the path and win a total pleasure (Jouissance), through its economic independence, social, sexual and imaginary. And how Carter proposes an ally pornography to woman, that empowers and helps her discover her identity, to thus repossessher place of equality with man in society.In addition, we intend to clarify, also, as the author subverts the Gender Gothic and Fairy tale, and the very Pornography and anti-pornography feminist movement speeches.
Keywords: Angela Carter; Little Red Riding Hood; Feminism; Gothic; Fairy tale; Jouissance
Tipo Defesa-Mestrado
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APG 2.0
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