UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA
"JÚLIO DE MESQUITA FILHO"

Faculdade de Ciências e Letras - Campus de Araraquara
  Agenda Pós-Graduação - Estudos Literários

Aluno(a) Rafael José Masotti
Titulo TEATRO E SEXUALIDADE: uma análise de Agreste (Malva-Rosa)
Orientador(a) Profa. Dra. Elizabete Sanches Rocha
Data 13/05/2016
Resumo RESUMO


No imaginário ocidental, o teatro surge dos bacanais dionisíacos; desde então, a marca libertina parece acompanhá-lo, ainda que em conflitos ocasionais com ideais políticos e religiosos. Ao escrever sobre a história da sexualidade no ocidente, Michel Foucault (1926-1984) considera que as tentativas de repressão sexual, por meio dos discursos de poder, acabam por incitar ao sexo ao invés de reprimi-lo. No Brasil, a argumentação do pensador francês pode se aplicar com precisão: é sabido que a intensa vida sexual na história da formação do país se deu em meio à consolidação truculenta da religião católica e do patriarcalismo. Não é de surpreender, portanto, que o teatro nacional tenha igualmente se equilibrado entre o sagrado e o profano. Nesse sentido, influenciado pelo teatro português, e sob o domínio da igreja e do governo, não ousava mais que representar prostitutas elegantes e duplo sentido nas comédias, desfilando moralista nos espetáculos, ao mesmo tempo em que figurava como o início de uma vida noturna obscena. No decorrer do século XX, em um cenário político-cultural efervescente, viu-se proliferarem peças em que a sexualidade foi amplamente explorada. Atualmente, o assunto ocupa o centro de debates políticos acerca dos direitos humanos; do mesmo modo, marca presença constante no teatro. Por conseguinte, esta dissertação aspira a analisar dramaturgicamente a peça Agreste (Malva-Rosa) (2004), de Newton Moreno (n. 1968– ), por se tratar de um autor que se mostra atento à história do teatro e explora de forma autêntica as discussões mais recentes a respeito da temática da sexualidade, por intermédio de um discurso poético-amoroso.


Palavras-chave: teatro brasileiro; contemporaneidade; sexualidade; Newton Moreno



ABSTRACT



In the western imagination, theater originates from Dionysian bacchanals; since then, this licentious mark seems to follow it, even though it might enter into occasional conflicts with political and religious ideals. When writing about the history of sexuality, Michel Foucault (1926-1984) considers that sexual repression attempts, through power discourses, stimulate sex rather than inhibiting it. In Brazil, the French thinker’s argumentation can be precisely relevant: it is known that the intense sexual life in the country history development happened in the middle of catholic religion and patriarchy truculent consolidation. Therefore, it is not surprising that the national theater was equally balancing between sacred and profane. In this sense, influenced by the Portuguese theater, and under the church and the government domain, it did not represent more than elegant prostitutes and double meaning in comedies, moralist in the performances, while functioning as the beginning of an obscene nightlife. Along the 20th century, in an effervescent political and cultural scenario, plays in which sexuality could be widely explored. Nowadays, the subject occupies the center of political debates regarding human rights; the same way, it is constantly present in the theater. Thus, this dissertation aspires to analyze the dramaturgy of Agreste (Malva-Rosa) (2004), by Newton Moreno (1968 - ), for being him an author that, in this play, is attentive to the history of theater and explores authentically the most recent discussions about sexuality, through a poetic lover’s discourse.


Keywords: Brazilian theater; contemporaneity; sexuality; Newton Moreno.





Tipo Defesa-Mestrado
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APG 2.0
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