UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA
"JÚLIO DE MESQUITA FILHO"

Faculdade de Ciências e Letras - Campus de Araraquara
  Agenda Pós-Graduação - Estudos Literários

Aluno(a) Renato Oliveira Rocha
Titulo NARRATIVA E REPRESENTAÇÃO: uma leitura de Cidade de Deus
Orientador(a) Profa. Dra. JULIANA SANTINI
Data 29/05/2015
Resumo RESUMOrnrnA presente dissertação tem como objetivo a análise da relação entre o romance Cidade de Deus (1997) com a realidade que ele representa, de modo a apreender de que maneira se dá a representação do real, especialmente no que diz respeito à violência, pela narrativa. O romance de Paulo Lins, um dos mais importantes da prosa brasileira do final do século XX, pode ser tomado a partir de uma vertente ficcional que faz ressurgir o realismo na narrativa contemporânea. Cidade de Deus traz à tona a realidade brasileira aliando técnicas de pesquisa antropológica a uma história narrada em ritmo veloz, que trata do desenvolvimento do tráfico de drogas e da criminalidade no conjunto habitacional que dá título ao livro, firmando o contrato realista com o leitor. Para dar um tratamento formal às cenas violentas, Paulo Lins vale-se da poesia, a começar pelo poema-epígrafe de Paulo Leminski que o autor utiliza na abertura do livro, proporcionando uma representação literária da violência, por mais brutal que ela seja. Essa mediação formal que o escritor utiliza para moldar o objeto retratado proporciona uma leitura do Brasil dos excluídos e sua realização no romance, é possível afirmar, configura-se como um capítulo à parte na produção literária e nos estudos sobre a relação entre literatura e pobreza no Brasil. A insistência nas cenas violentas confere unidade à narrativa, causa um efeito de realidade e leva o leitor a pensar de forma abrangente na sua significação, dinamizando a representação da violência como elemento constituinte da sociedade brasileira. Problematizando a noção mesma de representação, o que se busca é discutir o romance à luz de uma perspectiva diacrônica que considera a maneira como o realismo – pensado na esteira do que propõe Tânia Pellegrini, como método e como postura – realiza-se no romance em questão, diferenciando-o – ou não – do que se pode pensar como uma tendência realista na literatura brasileira.rnrnPalavras-chave: Cidade de Deus; Paulo Lins; Prosa brasileira contemporânea; Realismo.rnrnrnrnrnrn rnABSTRACTrnrnThis Master’s thesis aims to analyze the relationship of the novel City of God (1997) with the reality it represents, to grasp how it gives a construction of the representation of reality, especially with respect to violence, through the narrative. The novel by Paulo Lins, one of the most important in Brazilian prose of the late twentieth century, can be taken from a fictional aspect that resurrects realism in contemporary narrative. City of God brings out the Brazilian reality combining techniques of anthropological story in a fast pace, which deals with the development of drug trafficking and criminality in public housing that gives the book its title, signing the realistic contract with the reader. To give a formal treatment to the violent scenes, Paulo Lins makes use of poetry, beginning with the title-poem of Paul Leminski that the author uses in the opening of the book, providing a literary depiction of violence, however brutal it may be. This formal mediation that the writer uses to shape the depicted object provides a reading of the excluded Brazil and its realization in the novel, it can be said, appears as a chapter in the literary production and the studies on the relationship between literature and poverty in Brazil. The insistence on violent scenes gives unity to the narrative, causes an effect of reality and leads the reader to think comprehensively in its significance, boosting the representation of violence as a constituent element of Brazilian society. Questioning the very notion of representation, what is sought is to discuss the novel in light of a diachronic perspective that considers how the realism – thought in the wake of proposing Tânia Pellegrini, such as posture and method – takes place in the novel in issue, distinguishing it – or not – than we might think as a realistic trend in Brazilian literature.rnrnKeywords: City of God; Paulo Lins; Brazilian contemporary prose; Realism.rn
Tipo Defesa-Mestrado
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