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Aluno(a) |
Douglas de Magalhães Ferreira |
Titulo |
GUERRA CONJUGAL: O CINEMA ANTROPOFÁGICO DE JOAQUIM PEDRO DE ANDRADE |
Orientador(a) |
Prof. Dra. MARIA DE LOURDES ORTIZ GANDINI BALDAN |
Data |
28/05/2015 |
Resumo |
RESUMOrnrnO campo de pesquisa no qual este trabalho se insere é o das intricadas relações entre literatura e cinema, e seu objeto de estudo é Guerra conjugal (1975), adaptação cinematográfica de Joaquim Pedro de Andrade, um dos expoentes do Cinema Novo, para alguns contos de Dalton Trevisan, um dos mais importantes escritores contemporâneos em língua portuguesa. Tomando-se o esforço adaptativo por tradução crítica e nada afeito, portanto, à exigência de fidelidade à obra original, o objetivo deste trabalho consiste em demonstrar, mediante análise do seguimento narrativo fílmico dedicado à decadente figura vampírica de Nelsinho, a orientação antropofágica que (1), em sentido positivo, norteia o método criativo do cineasta, cuja obra mantém estreito e fértil diálogo com a literatura nacional, mas sem a ela se submeter; e (2), agora em chave negativa, permeia as batalhas amorosas registradas em Guerra conjugal, em sua declarada intenção de dominar, impor-se, enfim, devorar o outro através do sexo, em tratamento que alinha o filme a, ao menos, duas grandes tendências do cinema de então: o sexo como bandeira política e o retrato da decadência via crônica da vida privada. Para a consecução de tal objetivo, procurar-se-á identificar os contos-base de Dalton Trevisan utilizados para a composição da trajetória de Nelsinho no longa-metragem, bem como os principais e recorrentes expedientes da literatura do escritor curitibano, sem deixar de considerar o contexto de explosão do gênero conto no Brasil entre as décadas de 1960-1970. Em seguida, analisar-se-á pormenorizadamente a narrativa do filme-resultado, procurando-se evidenciar o modo como Joaquim Pedro traduziu os contos em imagens, ao reelaborar a literatura de Trevisan no interior de um gênero cinematográfico de amplo apelo popular, a pornochanchada, a cujas regras o cineasta adere, em princípio, apenas para subvertê-las na sequência.rnrnPalavras-chave: Guerra conjugal; adaptação; antropofagia; pornochanchada; Joaquim Pedro de Andrade; Dalton Trevisan.rnrnrnrnrnrnrnrnrnrnrnrnrnrnrnrnrnrnrnrnrnrnABSTRACTrnrnThe research field in which this work can be inserted in is that of the intricate relations between literature and cinema, and its subject matter is Guerra conjugal (1975), a film adaptation by one of the exponents of Cinema Novo in Brazil, Joaquim Pedro de Andrade, for some short-stories by Dalton Trevisan, one of the most important present-day writers in Portuguese. Taking the adaptive effort as a critical translation and not at all accustomed, therefore, to the requirement of fidelity to the original work, the objective of this research is to demonstrate by the analysis of the filmic narrative sequence dedicated to the decadent vampire figure of Nelsinho the anthropophagic orientation that (1), in a positive sense, guides the creative method of the filmmaker Joaquim Pedro, whose work holds closely and fruitful dialogue with the Brazilian literature, but without undergoing the books; and (2), now in a negative way, permeates the loving battles of Guerra conjugal, which declared intentions are to dominate, to impose, finally, to eat each other through the sexual experience, in a choice that lines up the film to at least two major inclinations of the cinema from that decade: sex as a political banner and the picture of decay through the chronic of private life. To achieve this goal, efforts will be made to identify the short-stories by Dalton Trevisan used for the composition of Nelsinho's path along the film as well as the main and recurring literary expedients of the writer from Curitiba, while considering the context of growth of the short-story in Brazil between the decades 1960-1970. Then it will be tried to analyze in details the narrative of the film adaptation, in a way to highlight how Joaquim Pedro translated the short-stories to the screen, rewriting Trevisan’s literature in a filmic genre of a broad popular appeal, the pornochanchada, to which rules the filmmaker adheres in principle only to subvert after. rnrnKey-words: Guerra conjugal; film adaptation; anthropophagy; pornochanchada; Joaquim Pedro de Andrade; Dalton Trevisan. rn |
Tipo |
Defesa-Mestrado |
Texto Completo |
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