|
|
Aluno(a) |
Mariângela Alonso |
Titulo |
Da receita à paixão: A mise en abyme em Clarice Lispector |
Orientador(a) |
Profª Drª Guacira Marcondes Machado Leite |
Data |
04/05/2015 |
Resumo |
RESUMOrnAs narrativas de Clarice Lispector (1920-1977) expandem-se para além dos espaços ficcionais, caracterizando-se pela recusa à narrativa fechada e acabada ao buscar formas líquidas e inconclusas, que perpetuamente se desmancham para novamente se construir, num movimento circular e escorpiônico, restando à autora tecer e destecer o texto num contínuo entrelaçamento. Assim, a massa textual assinala a intersecção en abyme de encadeamentos significativos diversos, isto é, um jogo narrativo especular no qual cada obra que se encerra tende a fechar um ciclo que será retomado pela obra seguinte e assim sucessivamente, como as eternas bonecas russas ou as emblemáticas caixas chinesas. Nesse sentido, a presente pesquisa propõe o estudo do processo de escrita moderna de Clarice Lispector, utilizando como corpus as narrativas de Meio cômico, mas eficaz; Receita de assassinato (de baratas); A quinta história e A paixão segundo G.H. O escopo do trabalho é examinar as relações entre os textos mencionados, inserindo-se nos estudos de intertextualidade, processo definido como a retomada de um texto por outro e, assim, as relações entre diferentes textos de autores diversos. Porém, esta investigação centra-se em textos de um mesmo autor, pautando-se no que o teórico Gérard Genette concebeu como autotextualidade ou intratextualidade, fenômeno caracterizado pela remissão à própria obra. Para tanto, buscamos empreender um caminho possível de análise aos textos mencionados, guiando-nos pelos estudos de Lucien Dällenbach (1979), Gérard Genette (1982), Jean Ricardou (1978), entre outros.rnPalavras-chave: mise en abyme; espelho; Clarice Lispector; receitas; A quinta história; A paixão segundo G.H. rnrnABSTRACTrnThe narratives of Clarice Lispector (1920-1977) expand to beyond the fictional spaces, characterized by refusal to closed and finished narrative to seek liquid and unfinished forms, which perpetually fall apart to be built again in a circular motion, then the author weaving and unweaving the text in a continuous entanglement. Thus, the textual mass en abyme indicates the intersection of several major chains, i.e., a narrative mirror game in which each work ending tends to close a cycle, resuming the next operation and so on, as the eternal Russian dolls or flagship Chinese boxes. In this sense, this research proposes the study of modern writing of Clarice Lispector process, using as corpus the narratives A little comic, but effective; Killing recipe (of cockroaches); The fifth story and The passion according to G. H. The scope of work is to examine the relationships between the above texts, according to studies of intertextuality. The process indicated before is defined as the resumption of a text on the other and thus the relationships between different texts by different authors. However, this research focuses on texts by the same author, basing on what the theoretical Gérard Genette conceived as autotextualidade or intratextualidade, a phenomenon characterized by reference to the work itself. Therefore, we seek to undertake a possible way of analysis of the texts mentioned, guiding us by Lucien Dällenbach (1979) studies, Gérard Genette (1982), Jean Ricardou (1978), among others. rnKeywords: mise en abyme; mirror; Clarice Lispector; recipes; The fifth story; The passion according to G. H. |
Tipo |
Defesa-Doutorado |
Texto Completo |
|
|
|
|
|