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			| Aluno(a) | 
			Jacob dos Santos Biziak | 
		 
		
			| Titulo | 
			ENTRE O CLARO E O ESCURO: UMA POÉTICA DA ANGÚSTIA EM SARAMAGO | 
		 
		
			| Orientador(a) | 
			Prof. Dra. MARCIA VALERIA ZAMBONI GOBBI | 
		 
		
			| Data | 
			29/04/2015 | 
		 
		
			| Resumo | 
     		Pensando na especificidade da representação artística do ficcão romanesca contemporânea, entendemos que há uma nova postura diante do que seria a realidade e das suas possibilidades de ganhar contorno pela linguagem. Sendo assim, esta pesquisa busca articular a mimesis empreeendida pelo romance contemporâneo e o comportamento do narrador. Logo, ocorre um questionamento – muitas vezes, metalinguístico – do “real” criado pela diegese. O narrador promove mais um bordeamento do que um preenchimento de sentido; o que nos levou à ideia de que a narração do romance contemporâneo se estrutura como angústia. Então, acreditamos que o narrador é o elemento narrativo central para termos acesso à construção da realidade apresentada pela ficção romanesca contemporânea. Diante disso, elegemos a angústia como afeto majoritariamente presente dentro deste romance, não só enquanto tema, mas também como constituinte da estrutura diegética. Dada esta situação, escolhemos dois romances de Saramago – pertencentes a fases distintas da obra do escritor, História do cerco de Lisboa e Ensaio sobre a cegueira – como exercício de análise dentro da proposta descrita anteriormente. Por fim, esta pesquisa busca não somente contribuir com estudos a respeito do romance contemporâneo, mas também sobre o funcionamento do narrador diante da tarefa de representar uma realidade. A respeito da metodologia, sobre a mimesis, a obra de Luiz Costa Lima é fundamental ao trabalho; principalmente pelo percurso diacrônico que propõe, ao mesmo tempo em que revê suas próprias postulações sobre o assunto. A obra de Genette é a base que permitiu fazer os estudos sobre narrador evoluírem em nosso trabalho. Sobre a angústia, são centrais as obras de três pensadores: Kierkegaard, Freud e Lacan (além de obras de intepretação da arte a partir destes mesmo autores). PALAVRAS-CHAVE: ANGÚSTIA, FILOSOFIA, PSICANÁLISE, ROMANCE CONTEMPORÂNEO, JOSÉ SARAMAGO | 
     	 
     	
			| Tipo | 
			Defesa-Doutorado | 
		 
		
			| Texto Completo | 
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