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Aluno(a) |
Daniela Aparecida da Costa |
Titulo |
Transfigurações do passado em narrativas de Teolinda Gersão e Mia Couto |
Orientador(a) |
Profa. Dra. MARIA CELIA DE MORAES LEONEL - Orientadora |
Data |
30/04/2015 |
Resumo |
RESUMO: A presente tese de doutorado focaliza interações entre literatura e história em narrativas de dois escritores contemporâneos de língua portuguesa: Teolinda Gersão (Portugal) e Mia Couto (Moçambique). Nosso corpus de análise é constituído de quatro romances: Paisagem com mulher e mar ao fundo, de 1982, e A árvore das palavras, de 1997, de Gersão e Terra sonâmbula, de 1992, Vinte e zinco, de 1999, de Couto. A investigação, por meio do exame dos modos como se processa a “transfiguração do passado” nas obras escolhidas, confronta os diferentes olhares sobre a tomada do passado histórico dos dois países, pelos romances em questão, com o objetivo de mostrar como os dois escritores incorporam e apropriam-se do factual como estratégia narrativa, bem como perscrutar como tal processo implica a construção artística das obras. Temos nos autores realizações literárias singulares que, por evocarem o salazarismo e o colonialismo, revelam as mazelas históricas e problematizam os processos de (re)construção identitária, a fim de traçarem versões outras para o histórico. O resultado da “transfiguração do passado” acarreta textos literários desafiadores, que rompem as barreiras entre o histórico e o fictício, e nos proporcionam realizar revisões críticas do passado recente de Portugal e das ex-colônias portuguesas da África, em especial de Moçambique. Para o desenvolvimento da pesquisa, foram tomados como aporte teórico os seguintes grupos de textos: a) teóricos sobre a interação entre literatura e história e o problema da representação da realidade ao longo da crítica literária; b) teóricos dos Estudos Culturais, para a compreensão da configuração da literatura em países de independência recente, como é o caso de Moçambique; c) teórico-críticos sobre a constituição e principais tendências das literaturas de língua portuguesa, em especial, a produção de Moçambique com Mia Couto e de Portugal pós-Revolução dos Cravos, com destaque para a obra ficcional de Teolinda Gersão, além de textos críticos sobre a história recente de Portugal e Moçambique; d) teóricos para a compreensão dos conceitos de identidade, história e ficção; e) com proposições da teoria da narrativa, para a análise das categorias narrativas, em especial o tempo e o espaço.rnrnrnrnPalavras-chave: Literatura de língua portuguesa; Romance; Teolinda Gersão; Mia Couto; “transfiguração do passado”.rnrnrnrnrnABSTRACTrnrnrnrnThis study focuses on interactions between literature and history in narratives of two contemporary writers of Portuguese literature: Teolinda Gersão (Portugal) and Mia Couto (Mozambique). To analyze these interactions, four novels were chosen: Gersão’s Paisagem com mulher e mar ao fundo, 1982, and A árvore das palavras, 1997; Couto’s Terra sonâmbula, 1992, and Vinte e zinco, 1999. By examining how the process of ‘transfiguration of the past’ works in the chosen narratives, this research confronts different views about revisiting the recent history of Portugal, as the Salazar dictatorship, colonialism, the Colonial War, and the Carnation Revolution – issues linked to both Portuguese and Mozambican identities by the novels in question. In addition to investigating how this process involves the artistic construction of these works, this study aims at presenting how both authors incorporate and appropriate historical facts as narrative strategies. These authors convey unique literary achievements that reveal historical wounds and problematize processes of identity (re)construction. As a result, these literary texts break down barriers between the historical and the fictional, providing us critical reviews of the past both in Portugal and in former Portuguese colonies in Africa, especially Mozambique. The following five groups of theoretical texts support the development of this research: a) theory on the interaction between literature and history, and on the problem of the representation of reality in literary criticism; b) theory on Cultural Studies, for understanding the configuration of literature in newly independent countries, as is the case of Mozambique; c) theory and criticism on the establishment and main trends of Portuguese literature – in particular the production of Mozambique with Mia Couto and of Portugal after the Carnation Revolution, with the work of Teolinda Gersão –, in addition to critical texts on the recent history of Portugal and Mozambique; d) theory on the concepts of memory, history and fiction; e) narrative theory, for the analysis of narrative categories, in particular time and space.rnrnrnrnKEYWORDS: Portuguese Literature; Novel; Teolinda Gersão; Mia Couto; transfiguration of the past.rnrnrn |
Tipo |
Defesa-Doutorado |
Texto Completo |
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