UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA
"JÚLIO DE MESQUITA FILHO"

Faculdade de Ciências e Letras - Campus de Araraquara
  Agenda Pós-Graduação - Estudos Literários

Aluno(a) Ana Paula Dias Ianuskiewtz
Titulo IRIS MURDOCH E SIMONE DE BEAUVOIR: UMA LEITURA FEMINISTA DE A FAIRLY HONOURABLE DEFEAT E LA FEMME ROMPUE
Orientador(a) Profª Drª Maria Clara Bonetti Paro
Data 17/03/2015
Resumo RESUMO: Nesta pesquisa abordamos aspectos do feminismo pelo viés da crítica anglo-americana em duas obras ficcionais que foram publicadas relativamente no mesmo período, ou seja, final dos anos sessenta e início da década de setenta: La Femme Rompue (1967), de Simone de Beauvoir (1908-1986), e A Fairly Honourable Defeat (1970), da escritora irlandesa Iris Murdoch (1919-1999). Primeiramente, estabelecemos um diálogo entre o pensamento filosófico de Beauvoir e o de Murdoch, já que ambas as autoras se destacaram no contexto do pós-guerra não somente por meio de seus textos literários mas, também, como duas grandes pensadoras que sempre afirmaram a importância do outro e o respeito pela liberdade e individualidade alheia. Posteriormente, estabelecemos uma relação entre a crítica literária feminista e o pensamento beauvoiriano e murdochiano no que tange a questão do papel da mulher como leitora ou mesmo escritora de textos literários. Dessa forma, examinamos o papel do leitor(a) como instância fundamental no processo de desconstrução do caráter discriminatório das ideologias de gênero e demonstramos que, assim como Virginia Woolf, Beauvoir e Murdoch defendem o conceito de androginia na literatura, pois estas negam a dicotomia essencialista entre masculino e feminino no que se refere ao papel do escritor(a). Finalmente, analisamos os diferentes recursos estéticos que Beauvoir e Murdoch utilizam na caracterização de suas personagens femininas, uma vez que La Femme Rompue apresenta as características de um romance moderno, enquanto A Fairly Honourable Defeat possui traços de um romance realista.rnrnPalavras-chave: Iris Murdoch; Simone de Beauvoir; A Fairly Honourable Defeat; La Femme Rompue; Feminismo.rn rnrnIANUSKIEWTZ, Ana Paula Dias. IRIS MURDOCH AND SIMONE DE BEAUVOIR: A FEMINIST READING OF A FAIRLY HONOURABLE DEFEAT AND LA FEMME ROMPUE, 2015. rnrnABSTRACT: The aim of this research is to address some aspects of feminism from an Anglo-American critical stance in two fictional works that have been published about the same time, in the late sixties and early seventies: La Femme Rompue (1967) by Simone de Beauvoir (1908-1986) and A Fairly Honourable Defeat (1970) by the Irish writer Iris Murdoch (1919-1999). First, we establish a dialogue between the philosophical thought of Beauvoir and Murdoch, since both authors have excelled in the context of post-war not only through their literary texts, but also as two major thinkers who always affirmed the importance of the other and the respect for one’s freedom and individuality. Then, we firm a relationship between feminist literary criticism and Beauvoir’s and Murdoch’s thoughts regarding the issue of women's role as a reader or even as a writer of literary texts. Thus, we explore the role of the reader as a key instance in the process of deconstruction of the discriminatory nature of gender ideologies and we demonstrate that, just as Virginia Woolf, Beauvoir and Murdoch defended the concept of androgyny in literature, as they deny the essentialist dichotomy between male and female concerning the role of the writer. Finally, we analyze the different aesthetic features that Beauvoir and Murdoch use in the characterization of female characters, since La Femme Rompue presents the characteristics of a modern novel while A Fairly Honourable Defeat has some traces of a realist novel.rnrnKeywords: Iris Murdoch; Simone de Beauvoir; A Fairly Honourable Defeat; La Femme Rompue; Feminism.rn
Tipo Defesa-Doutorado
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