UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA
"JÚLIO DE MESQUITA FILHO"

Faculdade de Ciências e Letras - Campus de Araraquara
  Agenda Pós-Graduação - Estudos Literários

Aluno(a) Marcus Vinicius Benites
Titulo Interdiscursividadeem Ovídio: recorrências expressivas entre Amores II, 4: Pônticas III, 8 e Tristes I, 11
Orientador(a) Prof. Dr. João batista Toledo Prado
Data 30/05/2014
Resumo A crítica mais tradicional ao poeta latino Ovídio, tendo como base o biografismo, tendeu a ver, nos poemas do exílio, obras inferiores àquelas das outras fases de sua produção poética. O motivo para isso foi a credulidade nas afirmações deterministas do próprio enunciador ovidiano, presentes nas elegias do desterro, de que as condições adversas de escrita seriam responsáveis por textos com menos qualidade estética que os anteriores. No entanto, comparando-se elegias dessa fase com as de sua fase erótico-amorosa, percebe-se um mesmo estilo, perene, que perpassa toda sua produção elegíaca. Esse estilo de composição, fundado na utilização mais livre de recursos expressivos, também foi responsável pelo fato de o poeta latino ter sido tachado, por parte de seus estudiosos, como retórico e exagerado. Contudo, as análises feitas aos textos indicam que a utilização de figuras de linguagem na composição dos versos sugere novas possibilidades de sentidos textuais. Assim, há homologação entre os planos da expressão e do conteúdo, em que relações fonológicas, no texto, também constituem relações semânticas. Deste modo, questiona-se o biografismo como método de análise, pelo que ele condiciona e delimita os estudos a respeito de Ovídio. Propõem-se, em contrapartida, análises que levem em conta, de forma predominante, relações interdiscursivas, ou seja, aquelas que, privilegiando a verificação e interpretação dos recursos expressivos, possam trazer novas leituras.

Palavras-chave: Ovídio; Elegia; Biografismo; Interdiscursividade; Recursos Expressivos; Figuras de estilo.


ABSTRACT

The most traditional criticism about the Latin poet Ovid, based on the biographism, tended to see the poems of the exile like works more inferior than those ones belonging to other stages of his poetic production. The reason for this behavior was the credulity in the deterministic statements done by himself Ovidian enunciator, presented in the elegies of the exile, that the adverse conditions of writing would be responsible for texts with aesthetic quality lower than previous ones. However, comparing elegies of this stage to his erotic-loving phase, one notes a same style, perennial, which pervades all his elegiac production. This style of composition, based on a freer utilization of expressive resources, was also responsible for the fact that the Latin poet has been branded such as rhetorical and exaggerated by his scholars. However, the analyzes of the texts indicate that the use of figures of speech in the composition of the verses suggests new possibilities of textual meanings. Thus, there is a ratification between the plan of the expression and the plan of the content, in which phonological relations are also semantic relations in the text. Therefore, the biographism as a method of analysis is questioned because it determines and delimits studies concerning Ovid. On the other hand, analyzes which take into account, in a predominant form, interdiscursive relations are proposed here. Those analyzes, by privileging the verification and interpretation of expressive resources, can bring new readings.

Keywords: Ovid; elegy; biographism; interdiscursivity; Expressive resources; Figures of speech.
Tipo Defesa-Doutorado
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APG 2.0
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