|
|
Aluno(a) |
Amauri Faria de Oliveira Filho |
Titulo |
A construção estrutural e o discurso poético em "Campo Geral" |
Orientador(a) |
Profª Drª Maria Celia de Moraes leonel |
Data |
22/04/2014 |
Resumo |
A crítica rosiana voltada para Campo geral é unânime no destaque à maestria do escritor ao fazer o leitor conviver com a interioridade do protagonista em que predominam enorme sensibilidade e criatividade em meio a grandes dificuldades e sofrimentos. Como o narrador é heterodiegético e a imagem que se constrói dele é de adulto, pergunta-se como o leitor, além de ter acesso à vida interior do protagonista, à sua visão do mundo, reconhece o linguajar infantil que emerge no discurso desse narrador caracterizado por forte componente poético. O objetivo desta dissertação é procurar demonstrar que tal possibilidade decorre da combinação entre narrador heterodiegético e focalização interna fixa (de acordo com proposições genettianas) que parte do protagonista, permitindo, assim, configurar a relação dele com a realidade que o cerca, em especial, e o mundo dos adultos, com as asperezas do universo sertanejo. E é essa combinação que leva à constituição de um discurso ao mesmo tempo altamente poético e revelador do linguajar infantil do sertão. Para cumprirmos tal objetivo analisamos, principalmente, o protagonista, o narrador, a focalização como categorias que, organicamente construídas, têm sua expressão no mencionado discurso poético estilizadamente infantil. O embasamento teórico da pesquisa é constituído por dois grupos de estudos. Em primeiro lugar, estão os ensaios críticos sobre a obra rosiana em geral e sobre a novela em pauta em particular como O homem dos avessos de Antonio Candido, O motivo infantil na obra de Guimarães Rosa de Henriqueta Lisboa, O léxico de Guimarães Rosa de Nilce SantAna Martins, Guimarães Rosa: um alquimista da palavra de Eduardo F. Coutinho, entre outros. Um segundo grupo é formado por proposições teóricas sobre a construção da narrativa como O discurso da narrativa de Gérard Genette e sobre a prosa poética e poesia como O ser e o tempo da poesia de Alfredo Bosi, Linguística e comunicação de Roman Jakobson, O arco e a lira e Os filhos do barro de Otávio Paz e Conceitos fundamentais da poética de Emil Staigner.
Palavras-chave: Guimarães Rosa, Campo geral, prosa poética, narrativa, plano de expressão, plano de conteúdo
ABSTRACT
Guimarães Rosa literary review focused in Campo geral is unanimous when it comes to pointing out his mastery in making the reader live with the interiority of the protagonist where enormous sensibility and creativity is predominant in between major difficulties and suffering. Since the narrator is heterodiegetic and his image is of an adult, it is asked how the reader, besides having access to the interior life of the protagonist, his view of the world, recognizes his child-like language that emerges in the discourse of the narrator characterized by a strong poetic component. The objective of this paper is to try to demonstrate that such possibility emerges from the combination of an heterodiegetic narrator and fixed internal focalization (according to Genettes propositions) that starts from the protagonist, allowing, thus, the configuration of this relationship with the reality that surrounds him, particularly, the world of the adults with the roughness of the backcountry world. And it is this combination that constitutes a narrative that is at the same time highly poetic and revealing of the child-like language of the backcountry. To fulfill such goal we analyse, mostly, the protagonist, the narrator and the focalization as categories that, organically built, have their expression in the aforementioned poetic discourse modeled in the child. The theoretical basis for the research is constituted by two groups of study. First, there are the essays about Rosas literature in general and about the novel, particularly, Antonio Candidos O homem dos avessos, Henriqueta Lisboas O motivo infantil na obra de Guimarães Rosa, Nilce SantAna Martins O léxico de Guimarães Rosa, and Eduardo F. Coutinhos Guimarães Rosa: um alquimista da palavra. A second group is formed by the theoretical propositions about the construction of a narrative such as Gérard Genettes O discurso da narrativa de Gérard Genette and about poetic prose and poetry such as Alfredo Bosis O ser e o tempo da poesia, Roman Jakobsons Linguística e comunicação, Otávio Pazs O arco e a lira and Os filhos do barro, and Emil Staigners Conceitos fundamentais da poética.
Keywords: Guimarães Rosa, Campo geral, poetic prose, narrative, signifier, signified |
Tipo |
Defesa-Mestrado |
Texto Completo |
|
|
|
|
|