UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA
"JÚLIO DE MESQUITA FILHO"

Faculdade de Ciências e Letras - Campus de Araraquara
  Agenda Pós-Graduação - Estudos Literários

Aluno(a) Mirella Guidotti
Titulo Zweckmässigkeit ohne Zweck: ideias kantianas presentes na estética de Goethe
Orientador(a) Profª Drª Wilma Patricia Marzari Dinardo Maa
Data 24/04/2014
Resumo A tese investiga as afinidades de ideias entre a Crítica da Faculdade de Julgar kantiana e o pensamento estético goetheano, abordando os elementos presentes em textos goetheanos principalmente a partir de 1786, ano em que Goethe realiza a famosa viagem a Itália e espécie de marco na construção de sua estética. Através do conceito de finalidade sem fim, Zweckmässigkeit ohne Zweck, um dos termos decisivos da Terceira Crítica kantiana, pretende-se abordar a concepção estética segundo a qual a obra de arte não é redutível a uma explicação ou dedução em uma ciência do belo. A expressão designa o momento de ruptura com a tradição estética preceptiva, predominante em séculos anteriores, pois o campo da arte constitui para Goethe e Kant um campo, no limite, inexprimível. Desde os anos 90 essa ideia adquire importância eminente para o poeta, e mesmo o Goethe maduro recorre a Kant e em especial à ideia de autonomia da arte. A seguir analisa-se o último romance goetheano Die Wahlverwandtschaften segundo os pressupostos teóricos abordados na primeira parte do trabalho: a análise crítica do romance pretende portanto incorporar a ideia da arte como um campo intraduzível. Parece-nos inegável que muito do que Goethe diz ter escondido em seu romance, permanece inexprimível, mesmo após a análise hermenêutica. A análise concentra-se por conseguinte nos signos instáveis apresentados no romance, não limitando a análise àquela busca da unidade de sentido desde os clássicos tida como fundamental para julgar e analisar a obra de arte.
Palavras-chave: Goethe. Kant. Estética. Teoria Literária.



ABSTRACT

This thesis investigates the affinities between the ideas of Kant’s Critique of Judgment and Goethe´s aesthetic thought, by dealing with aspects in Goethe´s texts from 1786 on, when Goethe made his renowned journey to Italy, a landmark in the construction of his aesthetics. Through the concept of "purposiveness without a purpose”, Zweckmässigkeit ohne Zweck, one of the key terms of Kant´s Third Critique, it is intended to explore the aesthetic concept, which states that the artwork ist not reducible to an explanation or deduction in a science of beauty. In this sense, the term relates the moment of rupture with the normative aesthetic tradition prevalent in previous centuries, as the sphere of art is to both, Goethe and Kant, an area that remains inexpressible. From the 90´s on, this idea reaches considerable importance to the poet and even the mature Goethe appeals to Kant and specially to the idea of the autonomy of art. Here, the last Goethe´s novel Die Wahlverwandtschaften is analyzed according to the theoretical premises discussed in the first part of this thesis: the novel´s critical analysis intends thereby to incorporate the concept of the art as an untranslatable domain. It seems undeniable that what Goethe says to have had hidden in his novel remains inexpressible even after the hermeneutic analysis. The analysis focuses further on the unstable signs showed in the novel, not limiting the analysis for the pursuit of the unit of meaning, a strategy present since the classics as primary to judge and to analyze the work of art.
Keywords: Goethe. Kant. Aesthetics. Literary theory.
Tipo Defesa-Doutorado
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APG 2.0
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