|
|
Aluno(a) |
Rosana Munutte da Silva |
Titulo |
O BILDUNGSROMAN E A CIRCULARIDADE DOS MOTIVOS MEMORÁVEIS NOS ROMANCES DE LYGIA FAGUNDES TELLES |
Orientador(a) |
Prof. Dr. Luiz Gonzaga Marchezan |
Data |
25/04/2014 |
Resumo |
A pesquisa objetiva aproximar, para um estudo, os romances Ciranda de pedra, Verão no aquário, As meninas e As horas nuas, de Lygia Fagundes Telles, com os propósitos do Bildungsroman, dada a importância que os meios social e familiar exercem na formação do indivíduo no âmbito daquelas narrativas. Observar-se-á, assim, os liames entre a ficção e a sua época, uma vez que esta encontra-se no contexto daquela, bem como a contribuição da memória no auto-conhecimento e no resgate da identidade. O estudo comparativo dos romances faz-nos, também, atentar para a circularidade da obra da autora, da recorrência de situações, objetos e personagens, mostrando a grande aproximação existente entre as protagonistas estudadas, parecendo-nos desdobramentos de uma mesma personalidade.
Palavras-chave: Bildungsroman, circularidade, ficção, memória, identidade
ABSTRACT
This research has the goal to approach, for a survey, the novels Ciranda de pedra, Verão no aquário, As meninas and As horas nuas, by Lygia Fagundes Telles, with the Bildungsroman, given the importance that social and family environments have in the education of the individual in those narratives. We will observe snares between fiction and its time, considering they are in the same context, also, in the role of characters, we will evaluate the contribution of memory´s action. The study about these novels also calls our attention to the writer´s work, to the repetition of situations, objects and characters, which show a great approach among the studied main characters; that seems to us like unrollings of the same identity.
Bildungsroman, recurrence, fiction, memory, identity, educations novel |
Tipo |
Defesa-Mestrado |
Texto Completo |
|
|
|
|
|