UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA
"JÚLIO DE MESQUITA FILHO"

Faculdade de Ciências e Letras - Campus de Araraquara
  Agenda Pós-Graduação - Estudos Literários

Aluno(a) Rosilene Frederico Rocha Bombini
Titulo O universo metalinguístico na obra de Mario Quintana: uma poética da linguagem
Orientador(a) Profa. Dra. Guacira Marcondes Machado Leite
Data 27/09/2013
Resumo Esta tese tem o objetivo de apresentar como a poesia de Mario Quintana se desenvolveu ao longo de sua carreira possibilitando o fortalecimento da consciência poética do autor. Os textos selecionados enfocam a metalinguagem presente na obra desse poeta e proporcionam o atendimento dos objetivos específicos do trabalho, como levantar aspectos da poética quintaneana, apoiando-se nas teorias da poesia moderna e de crítica literária. Além disso, reconstituir o itinerário do poeta por meio dos textos que tratam de seu ofício, analisando poemas metalinguísticos selecionados de seus livros publicados de 1940 a 1990, num total de treze obras, foi um grande desafio que se realizou ao longo do capítulo 2 desta tese. Outro importante elemento de análise foi considerar o processo de reescritura e revisão/correção dos textos como uma forma de autocrítica do próprio trabalho, o qual Quintana realizou desde o início de sua carreira como uma prática constante em busca da expressão mais adequada para seus poemas. As análises estão fundamentadas em estudos de teóricos da poesia moderna como Friedrich, Paz, Compagnon, entre outros autores que tratam especialmente da metalinguagem e da intertextualidade como Campos, Samoyault, Perrone-Moisés. São ainda referenciais importantes para o desenvolvimento deste trabalho as obras de Cândido, Barbosa e Lyra. No decorrer deste estudo foi possível reconhecer o processo de criação e as variações em torno do fazer poético por meio de análises comparativas dos textos localizados no acervo pessoal do poeta e selecionados para esse propósito. Ao final, pôde-se identificar uma teoria da poesia construída ao longo de conceitos que se modulam e buscam, cada vez mais, a precisão.

Palavras – chave: Poesia. Consciência poética. Metalinguagem. Processo criativo.



ABSTRACT

This thesis aims at presenting how the poetry of Mario Quintana developed throughout his career, allowing the strengthening of a poetic consciousness of the author. Having modern poetry and literary criticism theories as a base, the selected texts focus on the metalanguage in this poet´s work and meet these thesis specific purposes, such as raising Quintana´s poetic aspects. Furthermore, in chapter 2, it was a great challenge to reconstruct the poet´s itinerary through texts which address his work by analyzing metalinguistic poems selected from his books published from 1940 to 1990, a total of 13 works. Another important element of the analysis was to consider the texts rewriting and revision/correction process as a self criticism of his own work, which was a constant practice Quintana had since the beginning of his career, seeking the most appropriate expression to his poems. The analyzes are based on theoretical studies of modern poetry theorists, such as Friedrich, Paz, Compagnon, among other authors who deal specially with metalanguage and intertextuality, such as Campos, Samoyault, Perrone-Moisés. Cândido, Barbosa and Lyra´s works are also important references for this study development. Throughout this study, it was possible to identify the creation process and the variations in the poetry through comparative analyzes of texts found in the poet´s personal collection and selected for this purpose. By the end, it was possible to identify a poetry theory constructed over concepts which modulate and seek an increasingly accuracy.

Keywords: Poetry. Poetic consciousness. Metalanguage. Criative process.
Tipo Defesa-Doutorado
Texto Completo

APG 2.0
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