UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA
"JÚLIO DE MESQUITA FILHO"

Faculdade de Ciências e Letras - Campus de Araraquara
  Agenda Pós-Graduação - Estudos Literários

Aluno(a) Katiane Iglesias Rocha Araújo
Titulo O teatro do mundo no mundo do teatro: a obra de Paulo Corrêa de Oliveira
Orientador(a) Prof. Dr. Luiz Gonzaga Marchezan
Data 28/05/2013
Resumo As formas da representação do mundo na literatura ocupam lugar de relevância entre os conceitos da teoria literária, e mostram que o modo do olhar do homem sobre questões sociais, culturais e históricas permeiam as formas de expressão da sua arte. Nesse contexto, o dramaturgo Paulo Corrêa de Oliveira revê a história sul-mato-grossense e relê a literatura ocidental por meio de suas produções teatrais, no âmbito de um processo de criação que possibilita uma visada mais crítica sobre as coisas, retirando-as da mesmice. Em uma linguagem teatral que se insere no teatro moderno brasileiro, temáticas históricas e socioculturais aliadas a questões estéticas são exploradas nas peças do teatrólogo e aparecem como possibilidade de reflexão acerca da tradição de um local, tanto em relação aos fatos tidos como reais, provenientes de um discurso histórico, como àqueles sabidamente perpassados pela ficção, vindos de uma relação de intertextualidade com a literatura, com o teatro ocidental. Verifica-se, assim, uma manobra criativa que envolve o embate entre Fato e Ficção, que alarga o tablado das produções daquele homem do teatro.
Palavras-chave: Paulo Corrêa de Oliveira, Literatura, Teatro, História, Ficção.


ABSTRACT

The forms of representation of the world in literature take place of relevance between the concepts of literary theory, and show that the way the man's gaze on social, cultural and historical problems go through the forms of expression of his art. In this context, the playwright Paulo Corrêa de Oliveira revises history in Mato Grosso do Sul – Brazil and reread western literature through his theatrical productions, in a creative process that enables a critical sight about things, removing them from sameness. In a theatrical language that fits into the modern Brazilian theater, historical and socio-cultural issues allied to aesthetic issues are explored in the plays of playwright and appear as a possibilities of reflection about the tradition of a place, as in relation to the facts taken as real, from a discourse history, as known to those passed in the fiction, coming from a relationship of intertextuality with the literature, with the western theater. There is thus a creative maneuver which involves the clash between Fact and Fiction, extending the stage of productions from the theater man.

Keywords: Paulo Corrêa de Oliveira, Literature, Drama, History, Fiction.
Tipo Defesa-Doutorado
Texto Completo

APG 2.0
Copyright 2014 (c) UNESP - Faculdade de Ciências e Letras do Campus de Araraquara