UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA
"JÚLIO DE MESQUITA FILHO"

Faculdade de Ciências e Letras - Campus de Araraquara
  Agenda Pós-Graduação - Estudos Literários

Aluno(a) Ricardo Marques Martins
Titulo ARTIMANHAS DE EROS: Aspectos do erotismo e do esteticismo na poética de António Botto
Orientador(a) Profa. Dra. Maria Lúcia Outeiro Fernandes
Data 27/05/2013
Resumo A produção literária do poeta António Botto (1897-1959) conquistou a admiração e o respeito de notáveis poetas e ensaístas do início do século XX, como Fernando Pessoa e José Régio. A crítica literária portuguesa mais conservadora, entretanto, preferiu condenar a poesia de Botto ao limbo do cânone literário, em virtude do teor explicitamente homoerótico de suas canções. Discussões polêmicas foram travadas em jornais e revistas por estas facções, protagonistas de um dos capítulos mais vigorosos da história da crítica literária lusitana. Mais de cinquenta anos após a morte do poeta, a poesia de Botto continua a ganhar a atenção da crítica pela temática homoerótica, especialmente por parte dos Estudos Culturais e dos movimentos gays. O presente trabalho, sem desconsiderar a contribuição e a importância de tais estudos, debruça-se sobre o corpo poético da poesia de Botto, no sentido de investigar o movimento rítmico e o delineamento das imagens poéticas que configuram a encenação do desejo (homo)erótico. Pela perspectiva da teoria e da crítica literária, especialmente por meio da análise de poemas de Canções, ressaltam-se as qualidades estéticas dessa produção poética, que merece ser revisitada pela crítica contemporânea.

Palavras – chave: António Botto. Canções. Modernidade Lírica. Poesia Portuguesa. Erotismo. Esteticismo.


ABSTRACT

Antonio Botto’s works were respected and astonished by great poets and essayists in the early twentieth century, as Fernando Pessoa and José Régio. However, Portuguese literary criticism most conservative preferred to condemn the Botto’s poetry to the limbus of the literary canon because of the explicit homoerotic content of his songs. Controversial debates were waged in newspapers and magazines by these factions, protagonists of one of the strongest chapters in the history of Portuguese literary criticism. More than fifty years after the poet's death, Botto's poetry continues to gain critical attention by its homoerotic theme, mainly on the part of Cultural Studies and gay studies. This work, without neglecting the contribution and the value of these studies, focuses on the body of Botto’s poetry, to investigate the rhythmic movement and the construction of poetic images that shape the performance of (homo)erotic desire. From the perspective of theory and literary criticism, especially by analyzing the poems of Songs, we emphasize the aesthetic qualities of this poetic production that deserves be revisited by contemporary criticism.

Keywords: António Botto. Songs. Modern Liric. Portuguese Poetry. Eroticism. Aestheticism.
Tipo Defesa-Doutorado
Texto Completo

APG 2.0
Copyright 2014 (c) UNESP - Faculdade de Ciências e Letras do Campus de Araraquara