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Aluno(a) |
Hellen Viviane Rodrigues |
Titulo |
Traços míticos e arquetípicos em Corpo de Baile de Guimarães Rosa |
Orientador(a) |
Profa. Dra. Maria Célia de Moraes Leonel |
Data |
26/04/2013 |
Resumo |
As personagens femininas são determinantes na obra de Guimarães Rosa, pois, quando não constituem o eixo em torno do qual gira o protagonista, elas influem de diversas maneiras na condução das personagens masculinas, ampliando ou modificando seus horizontes. Sabendo-se que os traços míticos e arquetípicos, além daqueles advindos da tradição das narrativas orais, destacam-se na configuração das personagens rosianas, tanto masculinas quanto femininas em geral, auxiliando a construção de aspectos sociais -, investigamos o papel dos mitos e arquétipos na construção de personagens femininas de três narrativas de Corpo de baile: O recado do morro, Dão-lalalão e Cara-de-Bronze. Justifica-se a definição do corpus pelo fato de o presente estudo se tratar da continuidade da pesquisa realizada em nível de graduação, em que foram analisadas as demais novelas dessa obra do escritor, tendo em vista o mesmo tema. Conscientes de que Corpo de baile é obra que mantém coerência interna pelos temas, espaços e personagens, compreendemos, assim, com mais eficiência o cosmo organizado nessa obra de Guimarães Rosa, em relação às personagens femininas. A detecção e análise dos traços mencionados míticos e arquetípicos são realizadas por meio da investigação da ação dessas personagens na narrativa, da relação delas com as personagens masculinas e da maneira como outras categorias da narrativa como narrador, focalização, tempo e espaço enformam tais características. Naturalmente, a percepção desses traços advém de conhecimento anterior acerca de mitos e arquétipos femininos. O apoio teórico para o desenvolvimento da pesquisa é constituído de três dimensões: a) ensaios críticos sobre a obra rosiana de modo geral e, especialmente, sobre o tema em pauta, como o de Heloísa Vilhena de Araujo, A raiz da alma e de Cleusa Passos, Guimarães Rosa: do feminino e suas estórias; b) estudos sobre mito e arquétipo de Ernst Cassirer, Linguagem e mito; de Meletínski, Os Arquétipos literários e A poética do mito; de Eliade, Mito e realidade, O mito do eterno retorno e O sagrado e o profano, e ainda, c) estudos teóricos a respeito das categorias da narrativa como o de Genette, sobre narrador, focalização e tempo, e de Osman Lins, sobre o espaço, entre outros. Com isso, podemos observar que, sendo presença motivadora do herói, guiando-o no sentido de transcender as dificuldades impostas pelo sertão rosiano, as personagens femininas constituem parte significativa da narrativa e os aspectos míticos e arquetípicos são importantes nesse processo.
Palavras chave: Guimarães Rosa. Corpo de baile. Mitos. Arquétipos. Feminino.
ABSTRACT
Female characters are decisive in Guimarães Rosas work because when they do not constitute the axis around which the protagonist revolves, they affect in many ways the conveyance of male characters by expanding or modifying their horizons. By knowing that mythical and archetypical aspects, in addition to those that come from oral narrative traditions, stand out in the configuration of Guimarães Rosas characters, both male and female in general, by helping with the composition of social aspects -, we investigate the role of the myths and archetypes in the construction of the female characters in three narratives of Corpo de Baile: O recado do morro, Dão-lalalão and Cara de Bronze. The definition of the corpus is justified because the present study is a continuation of an undergraduated research in which we analyzed the other stories of this work in the view of the same theme. By knowing that Corpo de baile maintains an internal coherence between themes, spaces and characters, we understand more efficiently the cosmos organized in this work in relation to the female characters. The detection and analysis of the traces mentioned before mythical and archetypical are evaluated by investigations of those characters actions in the narrative, and by their relation with male characters, narrative focalization, time and space that shape those characteristics. Naturally, the perception of these traces comes from a prior knowledge of female myths and archetypes. The theoretical support for the development of this research consists of three dimensions: a) critical essays on the general work of Guimarães Rosa, specially on the topic under discussion, like Heloisa Vilhena de Araujos A raiz da alma and Cleusa Passos Guimarães Rosa: do feminino e suas estórias; b) studies on myth and archetypes such as Ernst Cassirers Linguagem e mito, Meletínskis Os Arquétipos literários and A poética do mito, Eliades Mito e realidade, O mito do eterno retorno and O sagrado e o profano; c) theoretical studies concerning the narrative categories such as Genettes on narrator, narrative focalization and time, and Osman Lins on space, among others. With that we can observe that by being a motivating presence to the hero, guiding him at the sense of transcending the difficulties imposed by the sertão rosiano, the female characters constitute significant parts of the narrative and the mythical and archetypical aspects are important in this process.
Keywords: Guimarães Rosa. Corpo de baile. Myth. Archetype. Female. |
Tipo |
Defesa-Mestrado |
Texto Completo |
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