UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA
"JÚLIO DE MESQUITA FILHO"

Faculdade de Ciências e Letras - Campus de Araraquara
  Agenda Pós-Graduação - Estudos Literários

Aluno(a) Tais Matheus da Silva
Titulo A representação da voz da mulher na poesia de Rosalía de Castro
Orientador(a) Profa. Dra. Maria Dolores Aybar Ramirez
Data 30/04/2013
Resumo Fundamentada nos Estudos de Gênero e a partir da perspectiva bakhtiniana, nossa pesquisa centra-se na representação da voz da mulher na poesia da escritora galega Rosalía de Castro. Sabemos que sua produção artística deu-se num momento histórico peculiar a todo o ocidente, visto que um novo projeto ideológico, o projeto da modernidade, foi traçado e monologicamente disseminado. Rosalía de Castro, assim como outras grandes artistas e pensadoras, surge como uma voz marginal de contestação dessa nova ordem, principalmente no que diz respeito à condição da mulher. Atendendo aos estudos bakhtinianos acerca do dialogismo, buscamos resgatar o contexto histórico no qual se estruturam as vozes que dialogam nos poemas que compõem o nosso corpus, bem como a incidência dos discursos próprios daquele momento na constituição das vozes que povoam a lírica rosaliana. A partir da análise de poemas em que a mulher possui voz ou é personagem do discurso de outrem, verificamos o desenvolvimento da tomada de consciência de si por parte da mulher. Deste modo, observamos a construção da imagem da mulher na sociedade espanhola do século XIX, a imagem que a mulher tem de si, a assimilação de ambas as imagens no processo de autonconscienciação da mulher e, por fim, a crítica arquitetada por meio da escrita literária aos padrões de comportamento impostos às mulheres.

Palavras-chave: Rosalía de Castro; patriarcado; crítica feminista; dialogismo; mulher e literatura.


Abstract
Based on Gender Studies and through Bakhtinian perspective, our research focuses on the representation of women's voice in the poetry of the Galician writer Rosalia de Castro. We know that her artistic production took place at a singular moment in the History of Western world, since a new ideological project, the modernity project, was being traced and monologically disseminated. Rosalia de Castro, as well as other great artists and thinkers, appears as a marginal voice of opposition to this new order, especially in what concerns to women's condition. Following Bakhtinian's studies towards dialogism, we seek to rescue the historical context in which the voices that dialogue in the poems from our corpus are structured, as well as the incidence of discourses which are particular to that period in the formation of the voices that permeate Rosalian lyric. From the analysis of the poems in which women have voice or are characters of someone else's discourse, we verified the development of a gaining of self-awareness by women themselves. In doing so, we observe the construction of the image of women in Spanish society in 19th century, the image women have from themselves, the assimilation of both images in the process of women's self-awareness and, at last, the criticism thought up towards the behavior rules imposed to women by means of literary writing.
Keywords: Rosalia de Castro; patriarchy; feminist criticism; dialogism; women and literature.
Tipo Defesa-Mestrado
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APG 2.0
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