UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA
"JÚLIO DE MESQUITA FILHO"

Faculdade de Ciências e Letras - Campus de Araraquara
  Agenda Pós-Graduação - Estudos Literários

Aluno(a) Eduardo Neves da Silva
Titulo Jogo e contrajogo: o lúdico no teatro de Antônio José da Silva, O Judeu
Orientador(a) Profa. Dra. Renata Soares Junqueira
Data 30/04/2013
Resumo As peças cômicas do luso-brasileiro Antônio José da Silva (1705-1739) — mais conhecido na História da Literatura pela alcunha de O Judeu — apresentam uma grande diversidade de recursos cênicos e literários cuja função primordial, além de provocar o riso espontâneo, é a de maravilhar os sentidos do espectador. Vários desses recursos, como os disfarces e os duelos — além dos trocadilhos e de outros expedientes de linguagem — são componentes de natureza lúdica, isto é, são pertinentes ao domínio do jogo. O objetivo deste trabalho é verificar, à luz dos estudos sobre o lúdico desenvolvidos pelo historiador Johan Huizinga (1872-1945) — e de outros estudos sobre as relações entre arte e ludicidade —, a hipótese de que o teatro de Antônio José da Silva configura-se tal qual um jogo, que se desdobra em competições amorosas, verbais e sociais. O corpus primário, sobre o qual incide a nossa análise, é constituído por três óperas joco-sérias do Judeu: Esopaida ou vida de Esopo (1734), Os encantos de Medeia (1735) e Guerras do Alecrim e Manjerona (1737). Cada elemento deste corpus representa, respectivamente, uma das três fontes principais da produção teatral do comediógrafo: a literária, a mitológica e a histórica.

PALAVRAS-CHAVE: Antônio José da Silva, o Judeu; Óperas cômicas; Barroco; Lúdico; Século XVIII.



ABSTRACT

The comedies of Luso-Brazilian Antônio José da Silva (1705-1739) – known in the History of Literature by the nickname Jewish – have a great diversity of scenic resources and literary, whose primary function, besides causing the spontaneous laughter, is the marvel of the senses of the viewer. Several of these resources, such as disguises and duels – as well as puns and other expedients of language – are components of playful nature; they present features of game. The objective of this project is verify, in the light of studies on the playful developed by historian Johan Huizinga (1872-1945) – and other studies on the relationship between art and playful – the hypothesis that the theater of Antônio José da Silva is characterized as if it were a game that unfolds in competitions loving, verbal and social. The body's primary research will consist of three Jew's operas joco-serious, namely: ESOPAIDA OU VIDA DE ESOPO (1734), OS ENCANTOS DE MEDEIA (1735) and GUERRAS DO ALECRIM E MANJERONA (1737). Each element of this corpus represents, respectively, one of the three main sources of production of theatrical comedy writer: the literary, mythological and historical.

Key-words: Antônio José da Silva, O Judeu; serio-comic opera; Barroco; Playful; Eighteenth century.
Tipo Defesa-Mestrado
Texto Completo

APG 2.0
Copyright 2014 (c) UNESP - Faculdade de Ciências e Letras do Campus de Araraquara