UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA
"JÚLIO DE MESQUITA FILHO"

Faculdade de Ciências e Letras - Campus de Araraquara
  Agenda Pós-Graduação - Estudos Literários

Aluno(a) Audrey Castañón de Mattos
Titulo A formação do tecido discursivo em A árvore das palavras, de Teolinda Gersão, e em A manta do soldado, de Lídia Jorge
Orientador(a) Profa. Dra. Márcia Valéria Zamboni Gobbi
Data 25/04/2013
Resumo Este trabalho analisa a formação do tecido discursivo em duas obras da ficção portuguesa pós-1974 – A árvore das palavras (1997), de Teolinda Gersão e A manta do soldado (1998), de Lídia Jorge – por meio do exame da configuração do espaço e do tempo, entendidos em sua ligação fundamental, o cronotopo artístico-literário. Investiga, ainda, a relação entre essas obras e os discursos histórico e social, bem como o processo de construção da identidade de suas narradoras, enfatizando os procedimentos discursivos de que se lança mão nas duas obras para que o discurso narrativo reflita as questões da diegese, como as tensões que emanam de seu espaço e tempo ou os conflitos íntimos das narradoras. São examinados os procedimentos parodísticos, o uso do discurso indireto livre, o processo de desmascaramento de mitos ideológicos e a apropriação de outras linguagens, como a cinematográfica.

Palavras-chave: Lídia Jorge. Teolinda Gersão. Cronotopo. Identidade. Tempo-Espaço. Romance português pós-1974.


Abstract
By addressing two Portuguese literary works post-1974: A árvore das palavras [The tree word] by Teolinda Gersão and A manta do soldado by Lídia Jorge – this study analyzes the formation of the discursive structure in those novels by examining the configuration of space and time under their fundamental link - the artistic literary chronotope. This work also investigates the relationship between those narratives and the historical and social discourses, as well as their narrators’ process of identity construction by emphasizing the discursive procedures that are used by these novels in order to reveal the diegesis issues, like the tension that emanates from its space and time, or the narrator’s intimate conflicts. The parodic procedures are examined as well as the use of the free indirect discourse, the process of debunking ideological myths and the appropriation of other languages such as the cinematic one.

Keywords: Lidia Jorge. Teolinda Gersão. Chronotope. Identity. Time-Space. post-1974 Portuguese novel.
Tipo Defesa-Mestrado
Texto Completo

APG 2.0
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