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Aluno(a) |
Joana Prada Silvério |
Titulo |
A metamorfose seniana: poesia e crítica na obra de Jorge de Sena |
Orientador(a) |
Profa. Dra. Maria Lúcia Outeiro Fernandes |
Data |
29/04/2013 |
Resumo |
Poeta português do segundo quartel do século XX, Jorge de Sena produziu uma obra única, conjugando proposições de ordem estética e ética com uma dialética consciência crítica acerca dos fenômenos literários. Ao entender a poesia como testemunho de linguagem, o poeta fundou as bases de sua poética, em que entram também a metamorfose e a peregrinação. Enquanto o testemunho cuida de denunciar as práticas sociais viciadas, ao mesmo tempo em que dialoga com a herança cultural da humanidade, a metamorfose trata de transformar as posições enrijecidas pelo exercício da meditação aplicada a objetos artísticos, dando azo ao lirismo especulativo. Para tanto, a metamorfose apoia-se na dialética entre a permanência e a mudança. A peregrinação garante, assim, a possibilidade de novas metamorfoses e de uma poesia que sempre se refaz. Por esses vetores, Sena fabricou a cosmovisão do tempo que lhe foi contemporâneo. Este trabalho tem por objetivo promover a intersecção entre a poética e a crítica seniana, partindo de dois pressupostos: 1) a poesia é núcleo irradiador das demais esferas de produção, ou ainda, o poema é uma forma de conhecer a realidade material e 2) o diálogo entre poesia e crítica assenta-se sobre o fato de que ambas são formas de criação. Para tanto, optou-se por trabalhar com o vetor da metamorfose e levantou-se a hipótese de associá-lo à experiência da Modernidade, já que ambos configuram-se como percepção temporal específica, que tem na transformação seu ponto principal. Dessa forma, a monografia foi divida em três capítulos. No primeiro deles, intitulado Leituras da obra seniana, realizou-se a discussão acerca de pontos capitais da poética de Jorge de Sena. No segundo capítulo ― A poesia seniana ― traça-se o contexto histórico em que o poeta se forma. A isso, agrega-se uma definição de metamorfose e a discussão acerca da questão da Modernidade, enquanto espaço de experiência. O último capítulo promove a análise interpretativa de quatro poemas do livro Metamorfoses (1963), buscando seguir o caminho de leitura proposto por sua estrutura. Também há a análise exegética de dois textos teórico-críticos que tratam diretamente da Modernidade, tanto do ponto de vista histórico, quanto fenomenológico. O final deste capítulo é a intersecção pretendida.
Palavras chave: Jorge de Sena. Metamorfoses. Testemunho de linguagem. Poesia e Crítica. Modernidade.
ABSTRACT
Portuguese poet of the second quarter of the twentieth century, Jorge de Sena has produced a unique work, combining propositions aesthetic and ethical with a dialectical critical consciousness of literary phenomena. By understanding the poetry as a testimony of language, the poet laid the foundations of his poetry, which also enters metamorphosis and pilgrimage. While the testimony cares to denounce social practices addicted, in dialogue with the cultural heritage of humanity, the metamorphosis is to change positions hardened by exercise of meditation applied to art objects, giving rise to speculative lyricism. Therefore, the metamorphosis is based on dialectic between permanence and change. Pilgrimage thus guarantees the possibility of a new metamorphosis and poetry ever remade. For these vectors, Sena fabricated the worldview of the time it was contemporary. This work aims to promote the intersection of poetics and criticism seniana, starting with two assumptions: 1) the poetry is radiating center of other spheres of production, or the poem is a way of knowing the material reality and 2) dialogue between poetry and criticism rests on the fact that both are forms of creation. Therefore, we chose to work with the vector of metamorphosis and rose hypothesized link it to the experience of modernity, as both appear as specific temporal perception, which has in transforming your main point. Thus, the monograph is divided into three chapters. In the first, titled Reading the work seniana, was held discussion on points of poetic capital of Jorge de Sena. In the second chapter Poetry seniana - draws up the historical context in which the poet is formed. To this, adds a definition of metamorphosis and discussion about the issue of modernity, as an area of expertise. The last chapter promotes interpretive analysis of four poems from the book Metamorphoses (1963), seeking to follow the path proposed by reading its structure. There is also the exegetical analysis of two critical-theoretical texts dealing directly Modernity, both from a historical standpoint, as phenomenological. The end of this chapter is the desired intersection.
Keywords: Jorge de Sena. Metamorphoses. Testimony of language. Poetry and Criticism. Modernity. |
Tipo |
Defesa-Mestrado |
Texto Completo |
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