UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA
"JÚLIO DE MESQUITA FILHO"

Faculdade de Ciências e Letras - Campus de Araraquara
  Agenda Pós-Graduação - Estudos Literários

Aluno(a) Kedrini Domingos dos Santos
Titulo Aspectos impressionistas em Bel-Ami de Guy de Maupassant
Orientador(a) Profa. Dra. Guacira Marcondes Machado leite
Data 22/04/2013
Resumo O escritor francês Guy de Maupassant (1850-1893) é comumente associado às Escolas realista e naturalista. Acreditamos, todavia, diante de sua abertura para todas as formas de fazer poético, que seu romance Bel-Ami (1885) apresenta características que permitem uma aproximação com a estética impressionista. Tal relação pode ser pensada a partir de alguns aspectos caros aos impressionistas, como o olhar e o ponto de vista subjetivo, os quais são projetados em um momento e de um determinado lugar. Nessa perspectiva, a ideia do movimento torna-se relevante, tendo em vista que as coisas mudam, transformam-se com o tempo e, por conseguinte, o modo de olhá-las. Como se trata de pontos de vista subjetivos, o que vemos é a apresentação de sensações e impressões, as quais monstram-se insuficientes para expressar o todo complexo que é o objeto, aliás, inapreensível. Na construção desse objeto, sua relação com as coisas que o circundam também deve ser levada em consideração, pois evidencia ainda mais sua complexidade. As cores, igualmente, correspondem a outra caracterististica impressionista relevante. Acreditamos, pois, que é possível observar o mundo em Bel-Ami, a partir dessas questões, embora seja necessário o distanciamente para que se possa reconstruí-lo.

PALAVRAS – CHAVE: Maupassant. Bel-Ami. Impressionismo. Olhar.



ABSTRACT

IMPRESSIONISTS ASPECTS IN BEL-AMI GUY DE MAUPASSANT

The French writer Guy de Maupassant (1850-1893) is commonly associated with the realist and naturalist schools. We believe, however, before his openness to all forms of poetic that his novel Bel-Ami (1885) has features that allow an approximation to the Impressionist aesthetic. This relationship can be considered from some aspects dear to impressionists like look and subjective point of view, which are designed at a time and a certain place. From this perspective the idea of motion becomes important in order that the things change, they change with time and therefore, the way of looking at them. Since this is subjective viewpoints, what we see is the presentation of sensations and impressions, which prove this to be insufficient to express the complex whole that is the object indeed elusive. In the construction of this object, its relationship with the things that surround it should also be taken into consideration because further highlights its complexity. The colors also correspond to other relevant caracterististica impressionist. We believe therefore that it is possible to observe the world in Bel-Ami, from these issues, although it requires the distanciamente so that we can rebuild it.

KEYWORDS: Maupassant. Bel-Ami. Impressionism. Look.
Tipo Defesa-Mestrado
Texto Completo

APG 2.0
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