|
|
Aluno(a) |
Sérgio Luiz Gusmão Gimenes Romero |
Titulo |
Mito e performance na Olímpica I de Píndaro |
Orientador(a) |
Prof. Dr. Fernando Brandão dos Santos |
Data |
25/04/2013 |
Resumo |
O presente trabalho apresenta uma reflexão acerca da dimensão performática dos epinícios de Píndaro, analisando a dinâmica estabelecida por mito e ritual no contexto da performance. A Olímpica I, dedicada a Hierão de Siracusa por sua vitória na corrida de cavalos em 476 A.E.C., constitui o foco do trabalho e, desse modo, apresenta-se a sua tradução e posterior análise com vistas ao delineamento da conjuntura mito-ritualística que lhe é própria, bem como das características e sentidos que a projeção de sua performance suscita. O trabalho está estruturado em diferentes etapas: em primeiro lugar, são apresentadas algumas considerações secundárias acerca do poeta tebano e de sua obra. Num segundo momento, efetua-se um percurso de cunho essencialmente teórico que visa a definir o modo de atuação do mito performatizado e do canto ritualizado, bem como de sua interação com a perspectiva temporal da realidade humana e da sociedade em cujo seio a performance tem lugar. Em um terceiro momento, apresenta-se a tradução da Olímpica I, seguida da análise de suas características performáticas e da relação entre mito e ritual que a ode e seu contexto evidenciam.
Palavras chave: Píndaro. Olímpica I. Performance. Mito. Ritual.
ABSTRACT
This paper presents a reflection on the performative dimension of epinician odes of Pindar, analyzing the dynamics established by myth and ritual in the context of performance. The Olympian I, dedicated to Hieron of Syracuse for his victory in horse racing in 476 BCE, is the focus of the work and thus presents its translation and subsequent analysis with a view to delineate the myth-ritual scenario which is its feature, as well as the characteristics and senses that the projection of their performance raises. The work is divided into different steps: First, we present some secondary considerations about the Theban poet and his work. Secondly, we make an essentially theoretical path which seeks to define the mode of action of the performed myth and the ritualized song, as well as its interaction with the temporal perspective of human reality and the society within which the performance has place. In a third step, the translation of the Olympian I is presented, followed by an analysis of its performing features and the relationship between myth and ritual that the ode and its context show.
Keywords: Pindar. Olympic I. Performance. Myth. Ritual. |
Tipo |
Defesa-Mestrado |
Texto Completo |
|
|
|
|
|